Aga Khan recebe medalha de ouro por divulgar bordado de Castelo Branco

1 semana atrás 36

A Câmara Municipal de Castelo Branco distinguiu o líder dos ismailis, uma comunidade de 15 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro, com a medalha de ouro da cidade, em março, no âmbito das comemorações do 253.º aniversário da cidade.

Contudo, nessa data, o príncipe não pode estar presente, pelo que a autarquia decidiu realizar hoje uma cerimónia para a atribuição da mais alta distinção do Município de Castelo Branco a Aga Khan.

Sem prestar declarações à comunicação social, o líder dos ismailis, comunidade que o considera descendente de Maomé, fez uma curta intervenção na cerimónia que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho de Castelo Branco.

Deixou palavras de agradecimento pela "magnífica cerimónia" e pela atribuição da medalha de ouro da cidade de Castelo Branco.

Já o presidente do município explicou aos jornalistas que foi contactado pela Aga Khan Portugal, para produzir três painéis em bordado de Castelo Branco para a fundação.

"Na altura fizemos um primeiro contacto presencial. Tivemos a oportunidade de levar até ao príncipe um trabalho executado pelas nossas bordadeiras, a partir do brasão da fundação Aga Khan. Desde esse dia constatámos o entusiasmo com que o príncipe acolheu o bordado e a dimensão do trabalho que está representado no palácio da fundação em Lisboa", frisou Leopoldo Rodrigues.

Segundo o autarca, o príncipe acompanhou a produção dos três painéis que estão expostos no palácio da fundação, "desde o desenho, a escolha das cores e os diferentes motivos que estão representados. No fundo foram criados pelo príncipe".

"É um trabalho extraordinário e que hoje acaba por ser também um embaixador do bordado de Castelo Branco e da cidade no seu palácio", acrescentou.

Leopoldo Rodrigues realçou ainda "o orgulho" que o príncipe Aga Khan tem em mostrar esses bordados aos visitantes que são acolhidos no seu palácio.

"E, por ser um grande embaixador do bordado de Castelo Branco, por esse gesto, pela forma entusiasta como recebeu o bordado e o incorporou num espaço tão importante, em termos naquilo que é a diplomacia mundial decidimos [e foi aprovado por unanimidade] atribuir a medalha de ouro da cidade, a mais alta distinção do concelho de Castelo Branco ao príncipe", concluiu.

O príncipe Aga Khan sucedeu ao seu avô, enquanto Imam dos muçulmanos xiitas ismailis em 1957, aos 20 anos.

Desde que assumiu o cargo, tem dedicado os seus esforços a melhorar a qualidade de vida das populações mais vulneráveis, destacando a visão do Islão enquanto uma fé espiritual e de reflexão, uma fé que ensina a compaixão e a tolerância e que defende a dignidade humana.

Em reconhecimento dos seus esforços e contribuições para a promoção do desenvolvimento humano e para a melhoria da condição social das sociedades em todo o mundo, o recebeu, ao longo das décadas, numerosas condecorações, títulos honorários e distinções governamentais e de instituições de todo o mundo.

Leia Também: Ismaili Imamat quer reforçar cooperação com a CPLP

Ler artigo completo