Alemanha vai acabar o ano em recessão com queda de 0,2%

2 horas atrás 17

A economia alemã deverá mesmo terminar o ano em queda, de acordo com previsão do Governo alemão revelada este domingo pelo diário “Süddeutsche Zeitung”.

Detalha o diário distribuído em Munique que o Executivo germânico já tem a plena convicção de que nada vai salvar o PIB alemão de fechar o ano em queda, já que se prevê uma contração de 0,2% no final do ano, superior à de 0,1% com que fechou 2023.

Conta este diário que as previsões são do próprio Ministério da Economia da Alemanha, liderado por Robert Habeck. Apesar de alguns analistas mais otimistas terem deixado a convicção de que o ano poderia terminar com um crescimento de 0,3%, essa previsão cai agora por terra.

“Em vez de acelerar, a economia continua a caracterizar-se por um reticência do lado do consumo enquanto as empresas parecem apenas apostadas em investir perante os elevados custos da energia”, explica o diário “Süddeutsche Zeitung”, citado pela agência Efe este domingo.

O ânimo das empresas alemãs já viu melhores dias. O clima de negócios na maior economia da Europa voltou a deteriorar-se em setembro, de acordo com dados revelados no final do mês passado. O índice do Ifo que mede o clima empresarial desceu dos 86,6 pontos em agosto para os 85,4 pontos em setembro, informou esta terça-feira o instituto económico alemão.

Esta é a quarta queda consecutiva do índice e deve-se essencialmente à menor satisfação das empresas da Alemanha com os negócios atuais. Quanto às perspetivas dos empresários alemães para os próximos meses, também continuam a cair motivadas pela pressão crescente da economia alemã.

Ler artigo completo