Ameaça de bomba obriga a evacuar Embaixada da Rússia em Brasília

2 meses atrás 67

Uma ameaça de bomba obrigou ao esvaziamento da Embaixada da Rússia em Brasília na manhã desta segunda-feira, 8 de julho, e provocou apreensão e uma grande movimentação policial na região onde ficam as representações diplomáticas na capital federal brasileira. Até às 13 horas locais, 17 horas em Lisboa, no entanto, não tinha sido encontrado qualquer objeto suspeito nem no prédio da embaixada nem no túnel de acesso, onde um alerta tinha dito que a suposta bomba havia sido deixada.

O alerta de uma iminente explosão na representação diplomática foi feito por um desconhecido através de um telefonema em russo. Funcionários da representação comunicaram a ameaça ás autoridades e um grande efetivo da Polícia Militar (segurança pública), dos Bombeiros e da Polícia Civil (judiciária) foi enviado para o local, que foi cercado, esvaziado e isolado.

Após uma varredura de mais de duas horas realizada por agentes do Esquadrão Anti-Bomba, a polícia afastou a existência de qualquer artefacto explosivo dentro do edifício diplomático ou nos seus acessos. A Embaixada da Rússia em Brasília já foi alvo de outras ameaças de atentado, uma delas em 14 de Julho de 2022, quando os Correios entregaram uma encomenda e logo após um telefonema anónimo alertou que a caixa recebida continha um engenho explosivo.

A polícia nessa altura levou a encomenda suspeita para um lugar seguro e explodiu-a. Não foi divulgado na época se a caixa continha ou não uma bomba, mas fontes da polícia avançaram que continha "produtos nocivos à saúde", sem especificar quais. 

Ler artigo completo