ANDEBOL | Sem margem para erros

1 semana atrás 39

Não há tempo a perder. Vem aí uma pequena pausa de seleções para disputar, entre outros, o play-off de qualificação para o Mundial 2025, fase da competição em que Portugal está inserido e vai entrar em ação no próximo dia 9 de maio, diante da Bósnia e Herzegovina, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em Guimarães.

Assim sendo, antes de entrarmos na reta final do Campeonato Placard Andebol 1 Fase Final, é altura de mais dois jogos no Grupo A. Comecemos pelo duelo entre Benfica e FC Porto. Os encarnados voltam a disputar um encontro com algumas baixas importantes. Alexis Borges, pivô que ficou de fora da convocatória de Paulo Jorge Pereira devido a uma lesão, é um desses casos. O atleta de 32 anos, aliás, não disputou a partida contra o ABC, que terminou com triunfo das águias por 34-27.

Do outro lado, porém, a tendência é exatamente a oposta, uma vez que os dragões já têm o plantel praticamente todo disponível e a voltar, aos poucos, à competição. Victor Iturriza e Daymaro Salina foram fundamentais nos últimos dias, apesar de terem estado várias semanas de fora. Os pivôs, aliás, assumiram um papel de destaque para derrotar o Sporting e colocar um ponto final na invencibilidade leonina.

Os duelos entre as duas equipas têm sido bastante recorrentes em 2024. O Benfica levou a melhor no primeiro (28-27), mas o FC Porto conseguiu levar a melhor nos outros jogos - nos quartos-de-final da Taça de Portugal (37-39) e na primeira jornada da Fase Final do campeonato (36-32).

Regresso às vitórias no campeonato?

O Sporting, por sua vez, recebe o ABC no Pavilhão João Rocha. Apesar das boas réplicas nos últimos jogos, os leões atravessam a fase da temporada mais complicada em termos de resultados: foram eliminados nos quartos-de-final da EHF European League e o FC Porto encurtou distâncias no campeonato, fruto do triunfo no Dragão Arena por 37-35.

Ainda assim, não há razão para fazer soar os alarmes no quartel leonino. A turma de Ricardo Costa continua com a moral em alta e quer chegar ao duelo decisivo contra o FC Porto com a mesma vantagem de dois pontos. O ABC também não está «famoso» no que toca a resultados, pois é o único emblema que ainda não venceu nesta Fase Final...

Protagonistas em discurso direto

Jota González (Benfica): «É um jogo sempre importante, frente a um adversário complicado, até porque tivemos alguns problemas com baixas e lesões nos últimos encontros. Vai ser complicado porque eles estão num grande momento [ganharam ao Sporting CP], mas nós temos que dar sempre o máximo e pensar em ganhar para agradar aos adeptos que nos apoiam. No Benfica tentamos ganhar sempre mas sabemos que não vai ser fácil.»

António Areia (FC Porto): «Quando começámos a fase final do campeonato, sabíamos as condições e a posição em que estávamos. Não era a posição que desejávamos, mas é o que é. O próximo jogo não será diferente, é um jogo que estamos obrigados a ganhar. Essa obrigação pode ser boa para nós, pois aumenta o nosso foco e a nossa união enquanto grupo. Pode ser vantajoso para nós. Somos uma equipa experiente. Estamos preparados para estes momentos.»

André Kristensen (Sporting): «Não creio que haja muitas diferenças em relação às últimas vezes que os defrontámos. As equipas conhecem-se bem, sabemos das forças e das fraquezas e é importante jogarmos bem, estarmos preparados e certamente estaremos prontos para uma grande luta. Já tivemos bons jogos contra eles, sabemos que eles tentarão a desforra dos últimos jogos contra eles, por isso temos de estar preparados, jogar bem e estar no nosso máximo nível.»

Ler artigo completo