André Villas-Boas reage à vitória nas urnas: «O FC Porto está livre de novo»

1 semana atrás 46

Foi feita história. Nas eleições mais concorridas de sempre no universo portista, André Villas-Boas bateu Jorge Nuno Pinto da Costa, no poder desde 1982, e tornou-se no 32ª presidente na longa história do FC Porto. Após conhecer o desfecho, o novo presidente dos dragões falou à comunicação social.

Sobre a noite eleitoral: «Muito contente, orgulhoso e honrado pela oportunidade. Espero corresponder às exigências, que são ganhar, conquistar títulos e sustentar o nosso clube.Que noite histórica e que orgulho enorme ver a força do nosso FC Porto. O nosso clube está vivo e demonstrou a sua força hoje. Muito obrigado por tudo.»

A candidatura de AVB: «Lancei-me nesta candidatura pelo nosso clube e por vocês, os nossos associados. Ao longo da campanha, fui recebendo de vocês força, energia e a confiança que nos trouxe até aqui. Demonstraram-me que era possível voltar a ver o FC Porto com o orgulho que todos temos por ele.»

A campanha: «Vivemos momentos únicos durante esta caminhada. Tantas pessoas que convivi de norte a sul, nas casas do FC Porto, aqui, na sede de campanha, em Lisboa, no Algarve, na Suíça, no Luxemburgo, nos Açores, em todo o mundo. Fazendo fé nas notícias das últimas horas, esta poderá ser uma estrondosa vitória. Por isso, dedico esta vitória a todos os portistas. Onde quer que estejam esta vitória é vossa.»

Em relação a Pinto da Costa: «Este ato eleitoral é um momento histórico para o FC Porto e para o futebol português. Quero deixar uma palavra às restantes candidaturas, em especial à de Jorge Nuno Pinto da Costa. Quero deixar o meu agradecimento por tudo o que deu ao FC Porto e a garantia que esta é e sempre será a sua casa. Este é o FC Porto que todos desejamos e precisamos. Forte, com raça, onde os associados ditaram hoje a sua mudança e encaram de frente os desafios que se avizinham.»

Sobre o futuro: «Vamos precisar de manter a nossa coragem para lutar dentro e fora dos relvados, para recuperar o lugar que é nosso por destino. Somos um dos melhores clubes do mundo, somos o bastião da região Norte, somos o FC Porto, o melhor clube de Portugal. Prometo-vos essa coragem e peço que a tenham também. Temos uma longa missão pela frente. Trabalho árduo numa casa que, obrigatoriamente, tem de ser estruturada e reorganizada. Que não haja dúvidas que hoje, graças a vocês, o FC Porto está livre de novo. Hoje é o dia que começamos a escrever uma página nova e vitoriosa página na vida do FC Porto. Um FC Porto dos sócios e para os sócios, um FC Porto que vai ser competitivo, que lidera pelo exemplo, vencedor. Recai sobre mim, bem como pela equipa que me acompanha, uma grande responsabilidade. Sabemos perfeitamente qual é o caminho que queremos seguir e estamos prontos para responder com trabalho às vossas exigências. »

Agradecimentos: «Permitam-me que agradeça às pessoas que sempre estiveram comigo nesta caminhada. À minha família, aos meus mais próximos, aos meus pais, aos meus filhos, à minha mulher. Obrigado pelo apoio incondicional em todos os momentos. Em segundo lugar, aos meus amigos, que me acompanharam sem reservas neste novo rumo do FC Porto, em especial ao Bruno e ao António Lopes, dois bons amigos que, em 2015, decidiram criar uma onda de apoio “André Villas-Boas a presidente já”. 2015, foi aí que este movimento começou. Em terceiro lugar, às minhas equipas, aos candidatos e cabeças de lista: António Tavares, Angelino Ferreira, Fernando de Sousa, ao José Pedro Pereira da Costa, que abdica de uma posição muito mais estável para abraçar este projeto de salvamento do FC Porto. Aos diferentes candidatos e candidatas que compõem as nossas listas, aos órgãos sociais, aos membros da direção, aos vice-presidentes, ao Andoni Zubizarreta, ao Jorge Costa, ao Mário Santos, À família Pedroto, ao João Borges. Que honra, muito obrigado.»

«O meu obrigado também para o Carlos Gomes da Silva. Se hoje temos uma visão, um caminho e uma estratégia, em parte se devem a longas horas de reunião e discussão com um dos melhores do mundo na sua área. Ao Pedro Rodrigues, que organizou três dos eventos mais importantes desta candidatura com uma qualidade arrebatadora. Ao Fernando Rodrigues pereira, ao Hugo Pinto e Diogo Pinheiro. Ao Duarte Lourenço, ao Filipe Trindade, ao Armandino e a tantos outros que nos ajudaram: muito obrigado.»

«Depois, às casas do FC Porto, às corajosas casas, as primeiras que me abriram as portas de norte a sul, aos Açores, ao Luxemburgo e à Suíça, que gradualmente abriram as portas e receberam-me de braços abertos. Aos nossos incríveis delegados e voluntários, que se dedicaram hoje de alma e coração à festa da democracia portista, com a dignidade que esta candidatura e esta histórica noite mereciam.»

«Por fim, aos sócios, adeptos e simpatizantes, que decidiram hoje esta mudança. Muito obrigado aos 26743 que hoje esperaram o tempo que fosse necessário para fazer história: muito obrigado. Pela responsabilidade que me passam, prometo dar a vida pelo FC Porto. Caras e caros amigos, este é um tempo de união, para nos unirmos em torno do nosso FC Porto. Estou confiante no futuro, mas o mesmo vai precisar de vocês. Vamos fazer história, nunca duvidem disso. O FC Porto é nosso, é nosso e há de ser. Dos seus sócios, de todos nós. Somos o FC Porto. Só há um FC Porto. Viva o FC Porto.»

Portugal

André Villas-Boas

NomeLuís André Pina Cabral Villas-Boas

Nascimento/Idade1977-10-17(46 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

FunçãoPresidente

Ler artigo completo