Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

1 semana atrás 28

A Datakalab, empresa que se descreve como “peritos em baixo consumo energético, eficiência de execução e algoritmos de aprendizagem de máquina” que funcionam no dispositivo, acaba de engrossar as fileiras da Apple. Segundo a revista francesa Challenges, a aquisição ficou concluída em dezembro.

No perfil de LinkedIn da startup, lemos que a Datakalab tem tecnologia líder da indústria na compressão e adaptação para integrar visão de máquina de uma forma rápida, eficiente em termos de custos e precisa”. Na página online, entretanto desativada, a Datakalab explicava que “desenvolveu algoritmos de análise de imagem de computador para medir fluxos em espaço público. As imagens são transformadas em dados estatísticos anonimizados processados localmente em 100 milissegundos”. No passado, estas soluções foram usadas pelo governo francês para validar se as pessoas estavam a usar máscaras de proteção contra a Covid-19, por exemplo.

Numa perspetiva de privacidade dos dados, a startup conta que “não armazenamos quaisquer imagens ou dados pessoais e mantemos apenas dados estatísticos. Os produtos Datakalab são desenvolvidos de acordo com o princípio de ‘privacidade por design’”.

Apesar de o acordo já ter sido alegadamente comunicado à Comissão Europeia, nem Apple, nem Datakalab comentaram a aquisição. Os dois fundadores da startup não se juntaram à Apple, mas sabe-se que muitos dos funcionários da startup ‘deram o salto’.

As patentes da empresa, bem como os avanços no domínio da visão da máquina e da Inteligência Artificial, podem vir a ser usadas para integrar os próximos produtos Apple.

Ler artigo completo