Compra máscara africana por 150 euros e vende por 4 milhões

4 meses atrás 50

Um casal de idosos francês vendeu uma máscara africana a um revendedor de artigos em segunda mão por 150 euros, depois deste ter feito uma avaliação ao objeto.

Contudo, depois de a adquirir, o homem vendeu-a por um valor muito superior: 4 milhões de euros.

Assim que souberam da notícia, os dois idosos entraram com uma ação judicial, alegando que tinham sido enganados pelo comerciante que não disse o verdadeiro valor do objeto, conta o Today. Contudo, o juiz não concorda, uma vez que considera que o casal não apreciava a obra de arte e que desistiu da peça antes mesmo de avaliar o seu valor "histórico e artístico".

A peça em questão é uma máscara de 'Ngil', feita pelo povo Fang do Gabão, e uma das únicas 10 que existem no mundo. Remonta ao século XIX e foi comprada "sob circunstâncias desconhecidas" por volta de 1917, por René-Victor Edward Maurice Fournier, um governador colonial francês avô do queixoso.

Os antigos donos da máscara recorreram à Justiça para reclamar parte dos lucros da venda. No entanto,, o comerciante garantiu que não sabia que a máscara era assim tão valiosa quando a comprou.

Leia Também: Junta militar no Gabão anuncia presidenciais e legislativas em 2025

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo