Consumo de álcool aumenta risco de diabetes tipo 2? Dietista esclarece

1 semana atrás 45

O consumo de álcool em excesso pode estar relacionado com diversos problemas de saúde. Será que beber vinho ou cocktails com regularidade está relacionado com o aumento do risco de diabetes tipo 2? O 'website' EatingWell falou com uma dietista para perceber melhor esta questão.

"Embora a ingestão de álcool possa influenciar o risco de vir a ter diabetes tipo 2, não é uma causa direta", conta Vandana Sheth. Esta ingestão pode acabar por afetar outros comportamentos do estilo de vida e aí aumentar o risco.

Leia Também: Este tipo de alimentação ajuda a controlar a diabetes tipo 2

Assim, é provável que acabe por fazer menos exercício e ter menos energia do que o normal quando bebe álcool. "Estas alterações não causam diabetes a curto prazo, mas se observar estes padrões ao longo do tempo, é possível que o risco possa aumentar."

É com a ajuda do fígado que o corpo decompõe o álcool que ingere. O consumo excessivo pode sobrecarregar o fígado. Este órgão também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

"O excesso de álcool pode afetar os níveis de açúcar no sangue, a sensibilidade à insulina e contribuir para o ganho de peso", continua. Refere que as mulheres devem evitar a ingestão a uma bebida, e no caso dos homens ficar-se por duas.

Leia Também: Três sintomas de diabetes que nem todos conhecem

Ler artigo completo