Dez debates para cinco décadas de democracia

2 semanas atrás 45

Como será a Constituição do futuro?

Em 2026 assinalam-se os 50 anos da Constituição — aprovada após a Revolução de Abril e revista sete vezes desde 1976. Desde então, realidades globais como as alterações climáticas, as migrações ou os diversos universos digitais vêm colocando novas questões à sociedade portuguesa. Esse tempo novo requer mudanças na Lei Fundamental? Como será a Constituição do futuro? Desafiamos a nova geração de constitucionalistas a refletir sobre o tema. São nossos convidados Catarina Santos Botelho (Faculdade Direito UCP-Porto) e Filipe Brito Bastos (Nova School of Law).

30 abr, 2024

O que fazer pela Liberdade nos próximos 50 anos?

Daqui a 50 anos, os jovens adultos portugueses de hoje estarão a assinalar o centenário da Revolução de Abril. O que pensam aqueles que entram agora na maioridade sobre o país que querem construir? Quais são os desafios que a luta pela Liberdade pode trazer a esta geração? Para debater este tema convidámos Ana Soares e Rodrigo Cardoso, dois jovens estudantes, participantes ativos em iniciativas da sociedade civil.

30 abr, 2024

Saúde e Democracia: as desigualdades foram curadas?

A criação do SNS em 1979 é descrita como o grande marco da Saúde no Portugal democrático. Diminuíram as taxas de mortalidade materna e infantil, aumentou a esperança média de vida. Quais são os desafios principais da Saúde em Portugal, ao cabo de cinco décadas de democracia? Porque razão persistem sinais de desigualdade e carências num sector crítico da sociedade? E como nos podemos preparar para as próximas décadas? Tentamos encontrar respostas com Inês Fronteira, professora de Políticas e Gestão de Sistemas de Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública, e Adalberto Campos Fernandes, antigo ministro da Saúde.

29 abr, 2024

A Democracia em Portugal também se deve à Europa?

Ao cabo de uma década, o Portugal Democrático entrou na CEE e, quinze anos depois, fez parte do “pelotão da frente “ da moeda única. Chegaram muitos milhões e também intervenções de Bruxelas quando Portugal entrou na bancarrota que regista neste século. Afinal, Portugal apenas recebeu ajudas? O que fez a Europa pela democracia portuguesa? Como contribuiu Portugal para a Europa nestas 5 décadas? O antigo comissário europeu António Vitorino e o ex-ministro Miguel Poiares Maduro respondem a estas questões e traçam os grandes desafios para Portugal e para a Europa nos próximos anos.

29 abr, 2024

O que fez a Democracia pela Educação em Portugal?

Tornou-se voz corrente que Portugal tem hoje a geração mais preparada de sempre. Independentemente do que o país faça com essa realidade, este é um quadro que reflete um aumento da escolaridade desde 1974. Que desafios se projetam para esta área social vital nas próximas décadas? Uma conversa com Ana Balcão Reis, Professora da NOVA SBE e especialista em Economia da Educação, e Mónica Vieira, coordenadora-geral da Iniciativa Educação.

29 abr, 2024

O que não mudou com o 25 de Abril?

A revolução de Abril de 1974 trouxe inúmeros progressos sociais a Portugal. No entanto, algumas caraterísticas da sociedade portuguesa não mudaram de um regime para o outro. O jornalista João Pedro Henriques assina "Revolução Inacabada", onde investiga o que mudou em realidades como o elitismo na política e o machismo na justiça. No programa desta semana, o autor debate o tema com a historiadora Irene Flunser Pimentel, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

29 abr, 2024

O que tem feito a Justiça pela Democracia em Portugal?

Cinco décadas após o 25 de Abril, o acesso a uma justiça célere e eficiente é uma das principais reivindicações dos cidadãos. Os portugueses estão hoje insatisfeitos com o estado da Democracia no domínio da igualdade perante a lei nos tribunais, de acordo com os últimos dados do European Social Survey relativos a 2022. Para debater o tema, convidámos Nuno Garoupa e Paulo Saragoça da Matta.

29 abr, 2024

O que fizemos à economia em 50 anos de Democracia?

De 1980 a 2022, Portugal registou seis recessões e, desde 1977, foi intervencionado pelo FMI por 3 vezes. As cinco décadas de Democracia foram maioritariamente vividas dentro da CEE e depois UE e enquadradas por diversos alargamentos e até uma nova moeda já no novo milénio. No entanto, persistem desigualdades e divergências em relação ao resto da Europa. Para refletir sobre o caminho feito e a fazer, convidamos os economistas Vítor Bento e João Leão.

29 abr, 2024

Cidadania é um ponto fraco da Democracia em Portugal?

A fraca mobilização cívica tem sido apontada por diversos autores como uma debilidade do Portugal Democrático. Como chegámos até aqui? O que pode ser feito para reforçar a sociedade civil? O “Da Capa à Contracapa” prossegue a reflexão com testemunhos de Miguel Poiares Maduro, Francisco Assis e Pedro Magalhães.

29 abr, 2024

Nascidos em 1974. Que balanço fazem da democracia?

Eles nasceram no ano da revolução. A sua vida acompanha as várias idades da democracia portuguesa. Jwana Godinho e Pedro Trindade Ferreira vêm ao “Da Capa à Contracapa”, no arranque de uma série de debates que, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, vão analisar “Cinco Décadas de Democracia”. O mote inicial é o livro com o mesmo título, agora editado pela FFMS e coordenado por Margarida David Cardoso.

29 abr, 2024

Ler artigo completo