Em que datas poderá encaixar o GP do Cazaquistão?

2 semanas atrás 28

Esta manhã, a Dorna anunciou o adiamento do GP do Cazaquistão de MotoGP para data incerta. A prova de Sokol estava agendada para 14 a 16 de junho, mas as cheias na Ásia Central obrigaram a esta decisão radical.

As novas datas não foram anunciadas, sabendo-se apenas que o GP do Cazaquistão será numa fase posterior do ano. Com um calendário congestionado, há poucas datas em que será possível encaixar.

You might also like

‘Lamento que continue a comparar-se a GP23 e a GP24; o que conta são os teus atributos’ – Michele Pirro

Toprak Razgatlioglu quis abandonar teste de MotoGP com a Yamaha

A primeira consequência deste adiamento é uma primeira pausa de verão: haverá 26 dias de intervalo entre o domingo do GP de Itália e a sexta-feira do GP dos Países Baixos. Olhando para a agenda na segunda parte da época, há alguns momentos que parecem mais lógicos para o GP do Cazaquistão.

Um deles é de 9 a 11 de agosto entre os GP da Grã-Bretanha e da Áustria com três GPs colados uns aos outros. O outro seria a 25 de agosto, entre os GP da Áustria e de Aragão, no que seria uma sequência de quatro rondas seguidas.

Um cenário menos provável seria no fim da época, a 24 de novembro – o que tiraria Valência da posição da última prova, a menos que existisse um adiamento de Valência para 24 de novembro, ficando o GP do Cazaquistão a 17 de novembro.

De resto, parece haver pouca margem para encaixar o GP do Cazaquistão: sendo a 15 de setembro, haveria uma extenuante sequência de seis rondas em semanas consecutivas. Já se fosse a 13 de outubro, seriam sete Grandes Prémios seguidos.

Por isso mesmo, pela lógica da logística e da gestão de esforço de todo o paddock, parece-nos que as datas lógicas para o GP do Cazaquistão seriam 9 a 11 de agosto ou 23 a 25 de agosto – isto contando, também, que o resto do calendário fica intacto como está, incluindo a pausa de verão entre julho e agosto.

Cenário plausível (3 rondas seguidas):

2 a 4 de agosto: GP da Grã-Bretanha 9 a 11 de agosto: GP do Cazaquistão 16 a 18 de agosto: GP da Áustria

Cenário plausível (4 rondas seguidas):

16 a 18 de agosto: GP da Áustria August 23 to 25 de agosto: GP do Cazaquistão 30 de agosto a 1 de setembro: GP de Aragão 6 a 8 de setembro: GP de San Marino

Cenário improvável (pausa de verão encurtada, próximo das datas originais):

GP do Cazaquistão em qualquer data entre os GP da Alemanha (5 a 7 de julho e da Grã-Bretanha (2 a 4 de agosto)

Cenário improvável (6 rondas consecutivas, mas eficiente em deslocações):

30 de agosto a 1 de setembro: GP de Aragão 6 a 8 de setembro: GP de San Marino 13 a 15 de setembro: GP do Cazaquistão 20 a 22 de setembro: GP da Índia 27 a 29 de setembro: GP da Indonésia 4 a 6 de outubro: GP do Japão

Cenário improvável (7 rondas consecutivas):

20 a 22 de setembro: GP da Índia 27 a 29 de setembro: GP da Indonésia 4 a 6 de outubro: GP do Japão 11 a 13 de outubro: Kazakhstan GP do Cazaquistão 18 a 20 de outubro: GP da Austrália 25 a 27 de outubro: GP da Tailândia 1 a 3 de novembro: GP da Malásia

Cenário improvável (GP de Valência não seria o último):

15 a 17 de novembro: GP de Valência 22 a 24 de novembro: GP do Cazaquistão

Cenário improvável (GP de Valência mudaria de data):

15 a 17 de novembro: Kazakhstan GP 22 a 24 de novembro: Valencian GP
Ler artigo completo