Gel que converte movimento em energia pode ajudar a criar novos sensores

3 meses atrás 65

Desenvolvido por cientistas da Universidade Hokkaido, Universidade Farmacêutica de Meiji e o Instituto Nacional de Ciências dos Materiais (NIMS) do Japão, acredita-se que este novo gel pode ter o potencial para revolucionar o futuro da eletrónica.

De acordo com os investigadores, esta substância pode ser combinada com elétrodos bastante flexíveis para criar um sensor wearable que possa captar vibrações de baixa frequência – como o movimento humano do quotidiano – e convertê-las em energia.

Segundo o estudo divulgado pelas equipas, o gel conseguiu converter frequências de 17 Hz em voltagem de até 600 mV. Como noticia o BGR, este desempenho é 83% superior à voltagem conseguida pelos atuais sensores semelhantes. A equipa pretende usar o gel desenvolvido para criar sensores que o utilizador pode vestir ou aplicar e, dessa forma, gerar mais energia.

Este tipo de gel consegue armazenar uma carga elétrica, embora seja um fraco material enquanto condutor. A capacidade de carga mantém-se durante algum tempo, segundo explicam os investigadores. Os próximos passos do projeto envolvem aumentar esse tempo de fixação de carga e depois estudar aplicações no ramo da saúde ou da indústria robótica. A solução pode abrir caminho, por exemplo, para pacemakers capazes de restabelecer constantemente a sua energia, recolhendo-a do movimento do corpo.

Ler artigo completo