Google revela como os utilizadores estão a abandonar as passwords

2 semanas atrás 41

Por ocasião do Dia Mundial da Password a Google revel que 400 milhões de utilizadores já abandonaram essa forma de autenticação. Ao invés, esses utilizadores começaram a utilizar as chaves de acesso.

As chaves de acesso surgiram recentemente como uma alternativa às tradicionais passwords. É através desta tecnologia que a Google almeja combater a insegurança atribuída às tradicionais senhas.

Chaves de acesso são mais seguras e mais fáceis de usar que as passwords

As chaves de acesso dão ao utilizador uma forma mais simples e segura de aceder às suas contas. Através deste método, é possível usar sensores de impressões digitais, reconhecimento fácil ou até um PIN para efeitos de autenticação.

Google Passkeys Imagem criada pela IA Microsoft Designer

“As chaves de acesso são fáceis de usar e resistentes a phishing, dependendo apenas de uma impressão digital, reconhecimento facial ou PIN, o que as torna 50% mais rápidas que as senhas.” Esclarece a Google através do seu blog oficial.

Menos de um ano após o lançamento desta tecnologia pela mão da Google, a empresa mostra-se satisfeita com a adoção registada. Durante este período, a empresa revela que as chaves de acesso já foram utilizadas mais de mil milhões de vezes pelos seus utilizadores.

A empresa norte-americana revela-se ainda satisfeita com a adoção que esta tecnologia regista junto dos seus parceiros. Empresas como Amazon, PayPal, eBay, WhatsApp, 1Password e muitas mais já implementaram as chaves de acesso nos seus serviços.

Utilizadores ainda não estão convencidos com as chaves de acesso

Apesar da cifra impressionante revelada pela Google, esta mostra que a maioria ainda não se rendeu às chaves de acesso. Vale notar que as 400 milhões de contas já aderentes inserem-se num universo estimado de 1,.5 mil milhões de contas ativas registadas em 2018.

Aliás, entre aqueles que já experimentaram as chaves de acesso, a deceção com a tecnologia parece ser a norma e não a exceção. Um sentimento facilmente percetível perante alguns relatos nas redes sociais.

Aí, vemos várias queixas de inconsistências e bugs em serviços que já adotaram as chaves de acesso. Um sentimento ao qual a Google não se revela alheia.

Um responsável da empresa já reconheceu que a transição para as chaves de acesso não acontecerá de um dia para o outro. Durante anos os utilizadores habituaram-se às passwords e agora é necessário tempo e limar arestas para que estes migrem para o que a empresa considera ser o futuro.

E tu, já utilizas as chaves de acesso na tua conta Google? Se ainda não e estás interessado em abraçar este futuro, poderás fazê-lo aqui. Após inserires o teu e-mail, deves escolher a opção “Experimentar outra forma”.

Ler artigo completo