Governo reforça AIMA com 300 pessoas para recuperar 400 mil processos até junho de 2025

3 meses atrás 70

Segundo o Governo será criada uma ‘task force’ formada por duas equipas, onde uma vai analisar e tratar da tramitação digital dos processos e a segunda irá reforçar os atendimentos e a recolha de dados biométricos dos imigrantes que estão a aguardar pelas suas autorizações de residência.

O Governo vai reforçar a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) com 300 especialistas, assistentes técnicos e operacionais com o objetivo de recuperar os cerca de 400 mil processos pendentes de legalização de imigrantes até 2 de junho de 2025, avança o “Diário de Notícias” esta quarta-feira.

Esta task force, designada como “estrutura de missão” foi aprovada em Conselho de Ministros na terça-feira e será constituída por duas equipas, onde uma vai analisar e tratar da tramitação digital dos processos e a segunda irá reforçar os atendimentos e a recolha de dados biométricos dos imigrantes que estão a aguardar pelas suas autorizações de residência. O objetivo passa por recrutar até 100 especialistas, até 150 assistentes técnicos e até 50 assistentes operacionais.

Depois de na terça-feira Luís Goes Pinheiro, presidente da AIMA ter estado na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias para responder, entre outras, a questões relacionadas com a situação dos requerentes de asilo, hoje será a vez do ministro da Presidência, António Leitão Amaro ser ouvido no parlamento numa audição requerida pelo Bloco de Esquerda e Livre, sobre o mesmo tema.

Ler artigo completo