Huawei desafia Apple com o novo Matebook X Pro

1 semana atrás 53

“É mais leve do que o Air e mais poderoso do que o Pro”. Andreas Zimmer, gestor de produto da Huawei, não se poupou na hora de comparar o novo portátil da marca com os portáteis de referência da Apple. É que o novo Matebook X Pro (versão de 2024) apresenta uma relação portabilidade/potência que promete dar que falar.

O Matebook X Pro pesa apenas 980 gramas, ficando abaixo da barreira psicológica do quilograma e ficando abaixo, por algumas dezenas de gramas, do portátil mais leve da Apple, o Macbook Air de 13 polegadas (1,2 kg). Para isso, a tecnológica asiática redesenhou vários componentes internos do computador e aposta em novos materiais, como uma nova liga de magnésio, que permite conferir robustez ao equipamento, mas mantendo a leveza.

Ao poupar espaço no interior do portátil, a empresa consegue por consequência mais espaço para dissipação de calor (importante para manter o desempenho em níveis elevados por mais tempo), o que conjugado com novas ventoinhas, permite um fluxo de ar 34% superior. E também há mais espaço para os altifalantes do computador, que foram melhorados, de acordo com Andreas Zimmer.

O ecrã OLED de 14,2 polegadas é um dos destaques do novo portátil

O Huawei Matebook Pro X vai estar disponível em duas configurações: processador Intel Core Ultra 7, 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento em SSD (€1.999); e processador Intel Core Ultra 9, 32 GB de RAM e 2 TB de armazenamento em SSD (€2.499). Estará ainda disponível em três cores: azul, preto e branco.

O chassis é construído em liga de magnésio para manter o peso reduzido

O portátil conta ainda com um ecrã OLED de 14,2 polegadas, 3120×2080 píxeis de resolução, uma taxa de atualização máxima de 120 Hz e um brilho máximo de 1000 nits. Este ecrã é sensível ao toque e suporta mil milhões de cores, incluindo o perfil de imagem Adobe RGB.

O novo portátil da Huawei, apresentado nesta quinta-feira num evento para imprensa realizado no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem ainda uma bateria de 70 Wh, que suporta carregamento rápido de 90 watts. Este é, segundo a Huawei, o único portátil do mercado com um consumo de energia de 40 watts (TDP) que consegue ficar abaixo do quilograma de peso.

Num primeiro contacto com o portátil, a leveza é, de facto, o primeiro ponto de destaque. Isto porque o tamanho do equipamento ainda é generoso (ecrã de 14 polegadas), mas é claramente muito mais leve do que a maioria dos portáteis de tamanhos semelhantes que estamos habituados a usar. E apesar de ser muito leve, o novo Matebook X Pro tem um bom ponto de equilíbrio e permite, por exemplo, levantar a tampa apenas com um dedo sem que isso faça o restante chassis ‘saltar’. Outro elemento que se destacou no período em que tivemos com a máquina foi o ecrã OLED, com contrastes fortes, cores aveludadas e um elevado nível de nitidez. Já do lado negativo, o número de portas de ligação pode não ser suficiente para todos os fluxos de trabalho (duas USB-C com Thunderbolt 4 e uma USB-A) e mantemos reservas sobre o real desempenho da bateria com uma gama de processadores de elevado desempenho, um tira-teimas que só será possível fazer quando tivermos o equipamento disponível para testes.

O novo Huawei Matebook X Pro vai chegar ao mercado português durante o mês de junho.

Ler artigo completo