Lançada obra "Encontros na Cidade Proibida" que leva público juvenil a viagem ao Oriente

1 semana atrás 36

A narrativa centra-se "na histórica personagem do padre jesuíta português Tomás Pereira, que, entre 1673 e 1708, viveu em Pequim e adotou o nome chinês Xu Risheng", referiu em comunicado a Fundação Jorge Álvares (FJA), responsável pelo projeto editorial, que conta ainda com ilustrações de Rui Sousa.

Tomás Pereira "foi também músico, astrónomo, geógrafo, tecnólogo, tradutor e conselheiro diplomático do Imperador da China, Kangxi, com quem manteve uma relação muito próxima, a qual transcendeu um mero relacionamento formal e diplomático", acrescentou.

Esta ficção histórica destina-se "essencialmente a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico" e combina "uma emocionante aventura de dois jovens irmãos, Francisca e Luís, em terras do Oriente, com a história e cultura de Macau e da China antiga".

"Com este livro, a Fundação Jorge Álvares pretende continuar a preencher lacunas no conhecimento dos jovens sobre as relações de mais de 500 anos entre Portugal e a China", indicou a presidente da Fundação Jorge Álvares, Maria Celeste Hagatong, de acordo com a nota.

Neste sentido, referiu a responsável, a Fundação levou recentemente a cabo uma ação de oferta de dois exemplares da obra a mais de 1.500 bibliotecas escolares e colégios privados de Portugal continental.

Seguem-se as bibliotecas escolares e colégios privados dos Açores e da Madeira, "bem como as escolas de Macau e algumas escolas de língua portuguesa espalhadas pelos vários cantos do mundo".

"Encontros na Cidade Proibida" vai estar em breve também disponível na biblioteca digital da FJA (https://jorgealvares.com/biblioteca-digital/).

Ler artigo completo