No antigo self-service do Vela Latina agora há pizzas de chorar por mais

2 semanas atrás 38

Chama-se Forest, Pizza & Coffee Culture, abriu portas no antigo espaço de self-service da Vela Latina e merece visita descontraída. Há anos que não procurava o espaço. Cheguei a ir com a minha filha, então criança, depois de manhãs de sábado a passear pela zona de Belém… ainda não tão turística como hoje. Era descontraído, simples e com opções rápidas para quem tinha uma sesta a chegar.

Os anos passaram e, confesso, esqueci o destino. Até que os actuais responsáveis por todo o complexo – entre o Vela Latina e o Nikkei – o recuperaram e lhe deram nova vida. E ainda bem. Envidraçado, o Forest tem uma luz que faz apetecer estar, e uma varanda sobre o relvado que se estende até à Torre de Belém. Depois, tem forno a lenha de umas pizzas que se devoram. E uma equipa que serve como se estivéssemos em casa.

Viviane Leote, uma das sócias do grupo Vela Latina, diz que «o espaço foi criado a pensar nos turistas e nos lisboetas que visitam esta zona». Sem complexos e de forma simples, a pensar em diferentes momentos do dia.

Entre a simples cafetaria com refeições ligeiras e grab and go para quem não tem muito tempo a perder, a uma carta curta mas com tudo, poara um final de dia enquanto o sol se põe por detrás da torre.

As opções são várias, desde pratos leves como sopas e saladas, às tais pizzas e alguns mimos a lembrar Itália. Entre a aconchegante sopa de tomate, servida com fatias de pão feito no forno de lenha; a salada de camarão e laranja (14€) uma opção fresca e leve e o bife à Parmegiana. Primeiro, se quer um conselho, peça o couvert que o pão vale a pena. A beringela à Parmegiana é de rapar o prato e as saladas bem equilibradas, em ingredientes e sabor.

Ah, as pizzas, claro, não nos deixam esquecer uma migalha no prato. São estaladiças, boa massa e belos recheios. Recomenda-se a da casa, a Pizza Forest com pistácio e mortadela de Bologna, mas a verdade é que a nossa escolha recaiu na de rúcula e não foi de todo errada.

Como sobremesa, também de inspiração italiana destaca-se o cremoso Tiramisu.

“O Forest inaugura um conceito cheio de novidades, não só no menu, abrindo portas à cozinha italiana, como nas possibilidades de refeições que vão do pequeno-almoço, brunch, almoço e jantar, servindo todo o dia”, informa.

Com o Forest, fica assim completo o quarteto perfeito da Vela Latina, composto pelo icónico restaurante que assume o nome do grupo, com uma carta mediterrânea; o asiático Nikkei, uma fusão de cozinha japonesa e peruana; a Charcutaria, para quem procura um copo de vinho ao fim da tarde acompanhado de queijos e enchidos.

Com um horário de funcionamento das 8h da manhã até à meia-noite, o Forest tem 90 lugares sentados no interior e uma esplanada de 103 lugares.



Ler artigo completo