Os saldos estão aí: informe-se sobre as regras para não sair lesado!

2 dias atrás 20

Sabia que no período de saldos o desconto tem de ser feito sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido nos últimos 30 dias consecutivos, incluindo os preços já com reduções?

Sabia que no período de saldos o desconto tem de ser feito sobre o preço mais baixo a que o produto foi vendido nos últimos 30 dias consecutivos, incluindo os preços já com reduções?

Esta regra, que nem sempre foi assim, pretende evitar abusos dos comerciantes, já que uma das práticas enganosas mais visíveis era a subida do preço do produto antes do início do período dos saldos para incutir a ideia ao consumidor de que existia um maior desconto.

Com o intuito de tornar os saldos e promoções ainda mais interessantes e respeitadores dos direitos dos consumidores foi também proibida a venda em saldos de produtos expressamente adquiridos para este efeito. Assim, os produtos que são recebidos no estabelecimento pela primeira vez ou durante o mês anterior aos saldos enquadram-se nesta situação de proibição.

Os produtos que não tenham sido vendidos anteriormente pela empresa só podem ser alvo de desconto se houver uma diferença efetiva entre o preço praticado durante o período da redução e aquele a praticar após o seu término.

Estas medidas foram aplicadas com o objetivo de terminar com as práticas abusivas e enganosas por parte dos comerciantes, explicando explicitamente o que se entende por “preço anteriormente praticado”. Uma das práticas enganosas mais visíveis era a subida do preço do produto antes do início do período dos saldos para poderem dar a ideia ao consumidor de haver um maior desconto.

Saiba ainda que os saldos só podem ocorrer durante 124 dias por ano, sejam eles seguidos ou intercalados. Já as promoções podem ser aplicadas pelo comerciante em qualquer momento que o empresário considere mais oportuno.

Verifique atentamente todos estes aspectos antes de comprar e evite os impulsos, Não esqueça: se algo correr menos bem, reclame!

 Informe-se connosco.

A DECO trabalha para si e consigo há 50 anos!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico [email protected]. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Ler artigo completo