PJ queima 7 toneladas de droga para marcar Dia Contra o Abuso e Tráfico

3 meses atrás 64

A Polícia Judiciária (PJ) vai incinerar cerca de sete toneladas de vários tipos de drogas ilícitas para assinalar o Dia Internacional Contra Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, que acontece esta quarta-feira.

A droga em questão foi apreendida, nos últimos meses, "pelos órgãos de polícia criminal e serviços aduaneiros e de segurança com competências em matéria de fiscalização, prevenção e investigação criminal nesta matéria", lê-se em comunicado da PJ.

Na mesma nota informativa, a PJ explica que "de acordo com a legislação em vigor, a droga apreendida é destruída logo após a realização, pelo Laboratório de Polícia Científica, dos competentes exames periciais ordenados pelas autoridades judiciárias".

Fica armazenada, apenas, "uma amostra depositada em cofre, até que seja proferida decisão definitiva no âmbito do processo à ordem do qual se realizou a apreensão".

"A destruição faz-se por incineração sob a supervisão de uma comissão constituída por um magistrado do Ministério Público, um funcionário da carreira de investigação criminal da Polícia Judiciária e de um perito do Laboratório de Polícia Científica", refere a PJ.

Em 2023, foram apreendidas cerca de 22 toneladas de cocaína, 38 toneladas de haxixe e quantidades menores de outros tipos de drogas.

"A Assembleia Geral da ONU através da Resolução 42/112, de 7 de dezembro de 1987, instituiu que, todos os anos, a 26 de junho, se assinalasse este dia, demonstrando-se, assim, a determinação e o reforço na ação e cooperação, tendo em vista alcançar uma sociedade internacional livre do abuso e tráfico de drogas", conclui a PJ.

Leia Também: Produção de cocaína bate recorde de 2,7 mil toneladas em 2022

Ler artigo completo