PRR: o Estado não está a fazer os pagamentos devidos

2 semanas atrás 30

Em entrevista à Antena1 e ao Jornal de Negócios, José Theotónio, CEO (Diretor Executivo) do Grupo Pestana, grupo que lidera a Agenda Mobilizadora para o Turismo, considera que a execução está a avançar a diferentes ritmos e que "há uma dificuldade grande nos pagamentos". Esse atraso está a comprometer sobretudo a vida das empresas mais pequenas.

José Theótonio espera que com o novo governo os pagamentos possam avançar. Em relação à nova tutela reconhece experiência nas pessoas escolhidas, o que "é um ganhar de tempo", mas considera que também é preciso ter peso político para poder influenciar outras áreas das quais o turismo depende.

José Theótonio aponta o novo aeroporto como uma prioridade para o país e qualifica o atraso como "uma vergonha nacional".

Já em relação à privatização da TAP, espera que avance e com a maioria do capital nas mãos dos privados.

Nesta entrevista, o CEO do Grupo Pestana defende que deve existir uma regulação do turismo e manifesta-se contra as restrições de entrada de turistas no país como já aconteceu noutros destinos.

José Theótonio admite que a contestação nas ruas em Portugal ao chamado excesso de turismo até venha a acontecer, como temos assistido em Espanha, mas entende que não há excesso de turismo. O que há, do seu ponto de vista, é uma concentração em determinadas zonas. Por isso, preconiza que sejam implementadas medidas pelo Estado e pelos privados para gerir melhor os fluxos turísticos.

O CEO do Grupo Pestana que apresentou esta semana os resultados de 2023, com um crescimento de 23 por cento nas receitas, acredita que não havendo surpresas, o verão será bom para o turismo e 2024 pode representar um ano ainda melhor do que 2023.


Neste âmbito, considera que ainda há margem para aumentar mais o custo das dormidas, numa lógica de preço/qualidade e em comparação com a oferta de outros destinos. Acrescenta que este aumento de preços pode ser global, mas relembra que quem tem mais capacidade para o fazer são as empresas de maior dimensão e escala.

O CEO do Grupo Pestana acredita que a água não será um problema no Algarve no verão, mas lembra que o problema tem de ser resolvido.

Nesta entrevista, José Theotónio revelou que as investigações judiciais em curso relativamente aos negócios entre o Grupo AFA e o governo regional da Madeira "são uma preocupação para todos", que levaram também a uma avaliação interna com base nas regras de compliance do grupo e que a mesma concluiu que "do ponto de vista da organização não temos nenhum facto".

Entrevista de Rosário Salgueiro (Antena 1) e de Sara Ribeiro (Jornal de Negócios)

Ler artigo completo