Quer impedir que o gato arranhe tudo? Investigadores têm sugestões

2 dias atrás 25

Tem gatos em casa? Está cansado de encontrar arranhadelas na mobília? É possível que a ciência tenha soluções para este problema tão incómodo. Recentemente, uma equipa internacional de investigadores tentou descobrir quais os factores que influenciam este comportamento e, felizmente, os resultados estão disponíveis na Frontiers in Veterinary Science, uma revista científica. 

Isto significa que "certos fatores - como a presença de crianças em casa, os traços de personalidade dos gatos e os seus níveis de atividade - têm um impacto significativo na extensão do comportamento de arranhar", explica Yasemin Salgirli Demi̇rbas, autora principal do estudo, em comunicado. 

Leia Também: Médica veterinária explica como proteger cães e gatos do calor

Para chegar a esta conclusão, a equipa questionou mais de 1200 indivíduos com de gatos em França sobre a vida quotidiana e as características, assim como sobre os comportamentos indesejáveis dos seus animais. Graças a isto, encontraram "uma ligação clara entre certos fatores ambientais e comportamentais e o aumento deste comportamento nos gatos". 

Por exemplo, "a presença de crianças em casa, assim como altos níveis de brincadeira e atividade noturna contribuem significativamente para o aumento de arranhões", concluíram os cientistas. Já "os gatos descritos como agressivos também apresentaram níveis mais elevados de arranhões". Todos os fatores causam stress e levam os animais a ter estes comportamentos. 

Leia Também: Orquídeas são tóxicas para os gatos? Esclareça a dúvida

É impossível mudar certos fatores, como a personalidade do animal ou a presença de crianças, mas existem algumas formas eficazes de reduzir este comportamento. Recomendam que coloque postes para arranhar em zonas por onde o gato passa frequentemente ou perto do seu local de repouso preferido ou a utilização de feromonas. 

Criar "esconderijos seguros, pontos de observação elevados e amplas oportunidades de brincadeira também pode ajudar a aliviar o stress e a envolver o gato em atividades mais construtivas". Idealmente deve estabelecer várias sessões curtas de brincadeira com o animal que imitem cenários de caça. 

Leia Também: O seu gato quer brincar a toda a hora? Veterinária explica as razões

Ler artigo completo