Rússia ameaça retaliar contra os EUA após ataque contra a Crimeia

3 meses atrás 85

Moscovo diz que haverá consequências.

Rita Monteiro 08:13

O ataque ucraniano contra a Crimeia com mísseis norte-americanos, que resultou na morte de cinco pessoas, incluindo duas crianças, e deixou mais de 150 feridas, aumentou a tensão entre Moscovo e Washington. A Rússia responsabiliza os EUA pelo que aconteceu e já informou formalmente a embaixada americana de que haverá uma retaliação.

“É claro que o envolvimento dos EUA nos combates, que resultou na morte de russos pacíficos, não pode deixar de ter consequências”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, sem especificar qual será a respostas. Segundo o Ministério da Defesa russo, os ataques foram coordenados por especialistas norte-americanos, que utilizaram informações de satélites espiões para lançar cinco mísseis de fragmentação ATACMS, fornecidos a Kiev pelos EUA. Washington já reagiu, alegando que a Ucrânia é responsável pela escolha dos alvos das suas ações militares.

A guerra na Ucrânia deverá ser um dos temas do debate de amanhã, entre Biden e Trump, o primeiro dos dois principais candidatos na corrida à Casa Branca. Trump já veio garantir que, se ganhar, os EUA só enviarão ajuda militar para a Ucrânia se houver negociações de paz com a Rússia.

SAIBA MAIS


demissão
Zelensky demitiu um alto oficial do Exército, que foi acusado por outro comandante de incompetência e abuso de poder.adesão
O Conselho Europeu considerou “um momento histórico” a abertura, esta terça-feira, das negociações formais com a Ucrânia e a Moldávia para aderirem à UE.refugiados
A UE prolongou até 4 março de 2026 o estatuto temporário de refugiado concedido aos ucranianos que fogem da guerra.

Saiba Mais Alertas

Ver comentários

Ler artigo completo