Samsung apresenta televisor OLED com ecrã à prova de reflexos

1 semana atrás 47

A Samsung tem um novo ‘menu’ de televisores para o mercado português. O destaque vai para o modelo S95D, um televisor que usa um painel OLED, mas que se distingue dos concorrentes por ter um acabamento fosco e que, de acordo com o primeiro contacto que tivemos com o equipamento, é muito eficaz a reduzir os reflexos de fontes de luz, como janelas e até mesmo candeeiros.

Este televisor consegue manter as características que destacam os OLED – pretos profundos, cores fortes e elevados níveis de contraste –, mas dando também solução para aquele que é um dos principais problemas desta categoria, os reflexos elevados, que podem dificultar a visualização de conteúdos em divisões da casa muito iluminadas.

À direita, o televisor OLED da Samsung do ano passado, no qual são visíveis vários reflexos. À esquerda, o novo OLED com acabamento fosco

O Samsung OLED S95D vai estar disponível em três tamanhos – 55, 65 e 75 polegadas – e todos os modelos suportam conteúdos em alto contraste dinâmico (HDR Pro), estando também equipados com o novo processador NQ4 AI Gen2 da Samsung.

Este processador tem mais redes neurais de processamento de imagem do que os modelos da geração anterior. E esta é uma área na qual a Samsung está a fazer uma aposta forte. “A Samsung não é só comunicações. Irão ver aqui como a Inteligência Artificial irá mudar a experiência do consumidor na categoria dos televisores. É uma área importante, queremos com esta inovação descolar com produtos cada vez mais inovadores e que façam diferença para o consumidor final”, disse Nuno Parreira, diretor-geral da Samsung Portugal, num evento de apresentação à imprensa dos novos televisores.

Em grande medida, a Samsung usa os novos processadores (que diferem entre os televisores pelo número de redes neurais para melhoramento de imagem, podendo chegar até às 512 redes nos modelos de topo) para otimizar o processo de melhoramento de imagem. Isto permite que conteúdos em resoluções mais baixas sejam apresentados com maior nitidez nos televisores 4K e 8K da marca.

Sim, 8K. Pois o modelo de referência da marca para o ano de 2024, que ficará marcado por grandes eventos desportivos como o Europeu de Futebol e os Jogos Olímpicos, é o QN900D. Este televisor vai estar disponível em três tamanhos – 65, 75 e 85 polegadas – e equipa aquele que é o processador mais avançado da marca no segmento dos televisores, o NQ8 AI Gen3. A gigante sul-coreana continua a apostar nos painéis da tipologia QLED (painéis LED de alto contraste com filtros de apuramento de cor) como o ‘ponta de lança’ em termos de qualidade de imagem.

Samsung Neo QLED QN900D

O QN900D destaca-se também por suportar, de origem, uma taxa de atualização máxima de 240 Hz. Uma funcionalidade que se traduz numa maior fluidez visual das imagens, importante para diferentes conteúdos, dos videojogos ao desporto. Este televisor aposta também no que a marca chama de “design infinito”, tendo margens em torno do ecrã muito reduzidas.

Além do upscaling, a marca usa ainda os chips otimizados para IA para uma análise e adaptação do som ao conteúdo que está a ser reproduzido e para uma adaptação automática do televisor aos perfis de utilização, de maneira a reduzir o consumo energético dos equipamentos.

A marca anunciou ainda outras linhas de televisores. O QN800D é a série mais ‘acessível’ dentro dos televisores 8K, estando disponível em tamanhos de 65, 75 e 85 polegadas. O QN90D também usa painéis da tipologia QLED, mas neste caso aplicada a ecrãs de resolução 4K. Já a linha QN85D traz a mesma tecnologia de painel, em tamanhos que variam das 55 às 85 polegadas, por preços mais baixos no segmento 4K.

Os novos modelos começam a chegar ao mercado português durante o mês de maio. Os Samsung Neo QLED 8K QN900D começam nos 5799 euros, os QN800D nos 4199 euros, os Samsung OLED 4K S95D começam nos 2799 euros, os Samsung Neo QLED QN85D começam nos 1799 euros, os Samsung Neo QLED QN90D começam nos 2099 euros.

Ler artigo completo