Sonda privada vai levar rede 4G da Nokia para a Lua

2 semanas atrás 51

A Nokia está a desenvolver um sistema de comunicações LTE/4G para a Lua, com o primeiro componente a poder ser lançado já este ano a bordo da IM-2, a missão espacial da Intuitive Machine destinada ao pólo sul do astro.

Este conceito de “rede numa caixa” vai ligar a sonda Nova-C da Intuitive Machine com os veículos MAPP da Lunar Outpost e o Micro-Nova da Intuitive Machine. O objetivo inicial passa por testar a viabilidade para distâncias curtas e longas, explica o Space.com.

Thierry Klein, presidente da Bell Labs Solution Research da Nokia, conta que “como abrigo, alimentação e suporte de vida, as comunicações vão ser um componente crucial de qualquer missão lunar ou a Marte. Em vez de reinventar a roda ao criar uma rede proprietária no espaço, estamos a tirar partido das mesmas tecnologias de topo de gama que ligam milhares de milhões de smartphones na Terra”.

A Nokia recebeu 14,1 milhões de dólares da NASA, como parte do programa Artemis, para desenvolver esta rede e está a fazê-lo adaptando a tecnologia em uso na Terra. Se tudo correr como planeado, esta rede vai permitir uma maior largura de banda do que as redes de ultra-elevada frequência (UHF) usadas para comunicações no espaço.

A solução vai permitir gerir sistemas robóticos autónomos, ‘alimentar’ várias missões em paralelo e até diferentes bases em regiões distintas da Lua. “Obrigar a que cada missão estabeleça os seus sistemas de comunicações não fazia sentido economicamente. Assim, vão poder usar a mesma infraestrutura nos mesmos locais e interligar as diferentes bases à superfície. Esse é o trabalho de um fornecedor de serviços”, complementa Klein.

Ler artigo completo