Tem 22 anos mas está novo. Que segredo esconde este Ford Focus?

2 semanas atrás 39

Com um visual bastante simples e discreto, este Ford Focus com 22 anos de idade esconde um segredo raro, que o torna bastante interessante.

Este é um daqueles casos raros de uma autêntica cápsula do tempo, mas em vez de ser um desportivo, é um automóvel convencional. Neste caso, um Ford Focus de quatro portas de 2002.

Foi descoberto no portal Bring-a-Trailer (BaT) há uns dias e acaba de encontrar um novo proprietário. Mas afinal, o que torna este Ford Focus assim tão diferente dos outros?

Bem, ainda que o seu primeiro registo tenha sido em 2002, há 22 anos, este Ford Focus ainda só percorreu 134 milhas durante este tempo, menos de 216 km.

Segundo a história indicada no portal BaT, esta unidade foi entregue a um concessionário do estado do Montana, nos Estados Unidos da América, pouco antes deste ter fechado por insolvência. Por causa disso, este Focus ficou guardado num armazém até o espaço ter sido vendido em 2022, em conjunto com todo o seu conteúdo.

Depois de descoberta esta «cápsula do tempo», foram substituídos os pneus, correia da distribuição, bateria, bomba de combustível e todos os fluidos e filtros. Tudo para que ele pudesse finalmente regressar às estradas.

Mas um dos elementos mais «valiosos» deste modelo permaneceu intacto: falamos do característico autocolante de janela, fornecido pela fábrica, com todas as características deste Ford Focus, incluíndo o preço de venda em 2002: 14 000 dólares (cerca de 13 mil euros).

Cápsula do tempo em formato de Ford Focus

Este pedaço de história da marca da oval azul é um Focus da primeira geração, com a carroçaria de quatro portas pintada de azul-escuro e com o interior em cinzento. O motor era um 2.0 a gasolina, com caixa de velocidades manual e tração dianteira.

O nível de equipamento era o de acesso à gama na altura, nos Estados Unidos, o LX. Ou seja, os vidros tinham comando manual nas quatro portas e o ar condicionado era opcional (não incluída nesta unidade).

Ainda assim, este Ford Focus incluía «mimos» como um autorrádio com cassetes, o assento do condutor com regulação em altura, discos de travão à frente e direção assistida. As jantes de 14” já tinham incluídas tampas decorativas de plástico.

Em termos de opcionais, esta unidade ainda contava com sistema de travagem com ABS e airbags laterais. Os dois elementos que fizeram o seu preço subir até aos 14 mil dólares. Passados 22 anos, e depois de um leilão com 20 licitações, o valor da venda ficou nos 7900 dólares (7380 €).

Ler artigo completo