11 anos depois, deixou de ser mais do mesmo: Bayer Leverkusen é campeão alemão!

5 meses atrás 111

Entre o quase e o nunca, está consumada a ressurreição do Bayer Leverkusen. Venceram o Werder Bremen e selaram um conto de fadas que pode mesmo vir a ser considerado um feito épico. Afinal, o Neverkusen é mesmo campeão alemão.

Ainda antes da Bundesliga começar, o zerozero - à semelhança do feito para as restantes grandes ligas europeias - elaborou um guia para acompanhar esta nova época na Alemanha e deixou uma pergunta no ar. «Mais do mesmo?». Não foi assim e, 11 anos depois, o Bayern Munchen foi destronado e os farmacêuticos - emblema que o nosso portal considerou que poderia vir a ser «a equipa mais surpreendente - levantaram o troféu do campeonato, ainda com quatro jornadas para serem disputadas. 

No jogo do título, a primeira parte teve domínio quase completo dos comandados de Xabi Alonso, mas não conseguiam atinar com a pontaria. Perante um Werder Bremen algo amorfo e que só acordou no final da primeira parte, o golo apareceu por intermédio de uma grande penalidade convertida por Victor Boniface, à passagem da meia hora de jogo.

Tudo parecia consumado, mesmo durante o intervalo. A alegria, a euforia e a felicidade imensa abundava nas bancadas e, no decorrer da segunda parte, nada foi diferente..

Ainda que o equilíbrio fosse ligeiramente maior nos segundos 45 minutos, a frieza ofensiva dos farmacêuticos acabou por gelar o Werder Bremen quase por completo. Boniface marcou o primeiro e fez questão de oferecer o segundo a Granit Xhaka, que concretizou um grande golo de fora de área. Havia melhor forma de celebrar algo inédito do que isto?

Já em claro clima de festa, houve espaço e tempo para Florian Wirtz, um dos craques jovens do Bayer Leverkusen, rematou à entrada da área e disparou um autêntico foguete que apenas parou no fundo da baliza do Bremen. O menino concretizou o 4-0, depois de um grande passe de Exequiel Palacios, e provocou uma mini-invasão de campo, comparada à que se viria a viver na BayArena. Afinal, Wirtz selou o 5-0 e garantiu o campeonato. Poético.

Na Bundesliga, foram precisos 79 pontos, 25 vitórias e quatro empates. Nenhuma derrota entrou nesta equação (quer no campeonato, quer no geral, porque, simplesmente, ainda não perderam um jogo).

Inédito e um feito indescritível. O Bayer Leverkusen é campeão alemão pela primeira vez na história e destrona o Bayern Munchen - algo que não acontecia há onze anos!

E nem os próprios farmacêuticos acreditam. Afinal, ainda perguntam, nas redes sociais, se isto está mesmo a acontecer. Está mesmo.

Passiert das hier alles grade wirklich?

— Bayer 04 Leverkusen (@bayer04fussball) April 14, 2024

Ler artigo completo