40 anos depois, o Athletic volta a sagrar-se rei de Espanha!

6 meses atrás 98

A festa foi do Athletic Club, este sábado! A equipa da cidade de Bilbao voltou a marcar presença na final da Copa del Rey e desta vez saiu por cima, conquistando, nas grandes penalidades, um troféu que escapava há 40 anos.

O adversário foi o Mallorca, que contou com o português Samuel Costa como titular e totalista. Aliás, a equipa de Javier Aguirre até começou melhor no Olimpico de La Cartuja e conseguiu colocar-se em vantagem ao 21º minuto! Foi na sequência de um canto que Dani Rodriguez finalizou, assistido pelo capitão Raíllo.

Claro que a formação de Ernesto Valverde, composta exclusivamente por jogadores de origem basca, conseguiu reentrar no jogo. Afinal, ao contrário de outras finais recentes (duas consecutivas em 19/20 e 20/21), eram os grandes favoritos à conquista... 

Confirmaram esse favoritismo aos 50 minutos, quando Nico Williams, o melhor em campo, roubou a bola a um adversário e fez o passe decisivo para que Oihan Sancet reestabelecesse a igualdade. A partir daí, foi domínio absoluto dos bascos, enquanto a formação das ilhas Baleares tentou esticar o jogo - no tempo e no espaço.

A decisão só chegou nas grandes penalidades, quando Julen Agirrezabala assegurou um lugar na história do clube ao evitar golos de Morlanes e do ex-Benfica Radonjic. No fim, Berenguer converteu a sua e o 4-2 na decisão por penáltis valeu ao Athletic a conquista da 24ª Copa del Rey na sua história, quatro décadas após a última!

Ler artigo completo