5 mil protestam na Rússia contra condenação de ativista. Houve confrontos

8 meses atrás 81

Centenas de manifestantes entraram em confronto com a polícia em Bashkortostan, na Rússia, numa rara demonstração de indignação pública depois de um tribunal ter condenado um ativista local.

Segundo o The Guardian, os tumultos desta quarta-feira – uma das maiores manifestações relatadas desde o início da guerra na Ucrânia em 2022 – eclodiram durante o julgamento de Fail Alsynov, na cidade de Baymak.

Vários milhares de pessoas reuniram-se em frente ao tribunal para apoiar Alsynov, que foi condenado por incitação ao ódio e sentenciado a quatro anos de prisão.

A sessão decorreu à porta fechada, mas na rua estavam mais de 5 mil pessoas, que, segundo os vídeos publicados nas redes sociais - e que pode ver na galeria acima - atiraram bolas de neve contra a polícia. Em resposta, as forças policias lançaram gás lacrimogéneo para afastar os manifestantes.

Alsynov era líder de um grupo que defendia a preservação da língua e da cultura bashkir e protestava contra as operações de mineração de calcário e ouro na região. O grupo, chamado Bashkort, foi considerado extremista em 2020.

No final do julgamento, o ativista referiu que, apesar de condenado, não se sente culpado. "Não reconheço a minha culpa. Sempre lutei pela justiça, pelo meu povo", acrescentou. 

Leia Também: Rússia reivindica ataque contra mercenários franceses que fez 60 mortos

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo