O novo Lexus LM é uma aposta invulgar da marca japonesa: um MPV enorme onde o conforto e o luxo são a nota dominante. E vem para Portugal.
Sim, nós sabemos. Supostamente os monovolumes estão mortos e os SUV são os «reis e senhores» do mercado automóvel. No entanto a Lexus, a marca de luxo da Toyota, não está tão convencida disso.
Numa decisão, no mínimo, surpreendente, a marca japonesa decidiu trazer para o mercado europeu a nova geração do Lexus LM, um monovolume pensado (especialmente) para a China.
A Razão Automóvel sabe que este modelo que até agora era vendido apenas nos mercados asiáticos, chegará à Europa ainda este ano. Portugal está nos planos de comercialização da marca, ao contrário do que sucede, por exemplo, com o Hyundai Staria, que está disponível em vários mercados europeus menos em Portugal.
Lexus LM ou Lexus XXL?
Com 5,13 m de comprimento e 1,95 m de altura, a Lexus LM destaca-se pelo seu design claramente asiático, caracterizado pelas inúmeras superfícies cromadas e pela imponente grelha dianteira de enormes dimensões.
Apesar de tudo, a marca japonesa tentou suavizar a superfície lateral, redesenhando os pilares para conferir a este monovolume um aspeto mais dinâmico. Conseguiu? Pouco importa. Como diz o povo “a verdadeira beleza está no interior”.
Interior digno de hotel de luxo
O Lexus LM estará disponível em duas versões distintas, com sete lugares (nas versões de entrada) e quatro lugares (nas versões topo de gama). E é precisamente no interior que encontramos os maiores motivos de interesse deste modelo, principalmente nas versões de quatro lugares.
Porque é nas versões de quatro lugares que encontramos a derradeira expressão de luxo deste MPV japonês. Há de tudo, como num hotel de luxo:
Como «tudo», leia-se enormes assentos elétricos equipados com apoio de pés extensível, aquecimento, ventilação e massagem.
Na consola central é possível controlar todas as funções de conforto e entretenimento, bem como o sistema de ar condicionado dedicado aos lugares traseiros.
Ok… melhor que um hotel de luxo
Este Lexus LM é, talvez, melhor que um hotel de luxo. Afinal de contas, quantos hotéis de luxo é que conhecem com sistema de cancelamento de ruído e quatro rodas? Pois.
Além disso, temos ainda um ecrã de alta resolução com 48″ de tamanho.
Este ecrã — que mais parece um televisor de uma sala — permite ainda projetar o conteúdo do smartphone ou conectar dispositivos via HDMI.
Na versão de sete lugares, com configuração 2+2+3, a segunda fila de bancos dispõe de uma tela dedicada de 14″ e controle de temperatura independente.
O sistema de som Mark Levinson de alta fidelidade, com 23 colunas de som, completa a experiência imersiva para uma viagem no máximo conforto.
Motor híbrido de última geração
A versão europeia do Lexus LM será full hybrid e deverá chamar-se 350h. Recorre a motor térmico com 2.5 l de capacidade (ciclo Atkinson) e potência combinada de 250 cv, juntamente com um sistema de tração integral E-Four.
Embora a Lexus ainda não tenha divulgado dados de desempenho ou consumo, espera-se que este modelo não tenha qualquer tipo de dificuldade, independentemente do trajeto.
A Lexus LM estará disponível no mercado português a partir do outono de 2023, com preços ainda por anunciar. Resta saber se a Hyundai Portugal terá a mesma coragem e vai disponibilizar em Portugal o monovolume Staria.