A caminho de Fátima? PSP recorda conselhos (importantes) para peregrinos

5 meses atrás 93

Com centenas de peregrinos a afluir, desde o início da manhã, ao recinto do santuário de Fátima, a algumas horas do início das cerimónias de 12 e 13 de maio, a Polícia de Segurança Pública não hesitou em recordar os conselhos para os que ainda se deslocam à cidade.

Assim, através de uma publicação divulgada na rede social Facebook, a PSP enumerou várias dicas importantes:

Caminhe de frente para o trânsito, em fila e na berma; Use colete refletor (mesmo de dia); Não use auscultadores, nem o telemóvel enquanto caminha na estrada; Não beba bebidas alcoólicas antes de caminhar, nem enquanto caminha; Não caminhe nas horas de mais calor; Programe, com antecedência, as paragens para comer e dormir; Descanse fora da faixa de rodagem; Veículos de apoio, devem parar fora da via e em locais com boa visibilidade.

De recordar que as cerimónias oficiais da peregrinação têm início às 21h30 deste domingo, com a recitação do rosário e a procissão das velas, seguidas da celebração da Palavra, no altar do recinto, presidida pelo cardeal Juan José Omella.

Após esta cerimónia, tem lugar uma noite de vigília de oração, que antecede a procissão eucarística das 07h00 de segunda-feira, seguida de recitação do rosário e missa internacional, que tem início às 10h00, terminando com a tradicional procissão do Adeus.

Segundo o santuário de Fátima, estarão presentes nas cerimónias, além do cardeal espanhol e do Núncio Apostólico em Portugal, Ivo Scapolo, 17 bispos de dioceses portugueses e o bispo de Tete (Moçambique).

A peregrinação segue o tema do ano no santuário de Fátima, 'Chamados ao Encontro', que, segundo o reitor do templo mariano, padre Carlos Cabecinhas, apela para um ano de oração em preparação para o Jubileu de 2025.

Leia Também: Santuário de Fátima oferece férias a pessoas com deficiência e cuidadores

Ler artigo completo