A HP lança novas funcionalidades de impressão ajudadas por IA

3 horas atrás 21

Durante o HP Imagine 2024, a HP anunciou o lançamento do conjunto de funcionalidades HP Print AI, que, como o nome indica misturam a tecnologia de impressão com Inteligência Artificial, como a “Perfect Output”. Objectivo é poupar trabalho aos utilizadores e melhorar os resultados quando se imprimem vários tipos de documentos. A funcionalidade HP Scan AI Enhanced, baseada na nuvem e destinada a ambientes empresariais, também vai chegar a mais utilizadores. Uma outra nova funcionalidade apresentada agora, a Build Workspace, é dirigida a profissionais de design e construção para facilitar ou automatizar tarefas como relatórios de campo e outros trabalhos colaborativos.

Mas o destaque deste anúncio é definitivamente a funcionalidade “Perfect Output”. A HP afirma que mais de metade dos trabalhos de impressão actuais são feitos a partir de navegadores web, mas os resultados nem sempre são os melhores devido à inclusão de anúncios, imagens com escala estranha ou excesso de espaços em branco nas páginas a imprimir. O “Perfect Output” preenche as lacunas entre o que as pessoas vêem no ecrã e o que pretendem imprimir”, reformatando as páginas em tempo real para cada trabalho de impressão, de modo a focar apenas na informação necessária.

Os tipos de melhorias que se podem esperar do “Perfect Output” não se limitam apenas ao conteúdo de páginas web. Também será possível combinar facilmente folhas de cálculo espalhadas por várias páginas e gráficos numa única página.

Perfect_OutputO Perfect Output pode ajudar a obter resultados melhores quando se imprimem páginas web. Imagem – HP

Em relação a quando se pode esperar começar a utilizar estas funcionalidades, a HP Print AI já está disponível sob a forma de uma fase de testes beta exclusivos do Perfect Output destinada a “clientes de impressão seleccionados”, e deve chegar a todos os utilizadores ao longo de 2025. As funcionalidades HP Build Workspace e HP Scan AI Enhanced estão disponíveis neste momento. A Build Workspace esté em fase de testes beta nos EUA e em alguns países europeus e espera-se que seja lançada mundialmente na Primavera de 2025. Entretanto, o HP Scan AI está disponível na América do Norte, “na maior parte da Europa e América Latina e em partes da Ásia”.

No geral, esta parece ser uma forma útil de aproveitar a tecnologia de IA para impressoras. No entanto, muitas funcionalidades parecem ser mais sobre a utilização do poder da IA na nuvem do que o poder da IA no dispositivo. Isto faz sentido, especialmente porque estamos a falar de impressoras que não têm muito poder de processamento – a menos que estejamos a caminhar para um futuro onde até as impressoras tenham CPU com NPU, o que parece bastante caro e improvável.

Ler artigo completo