A luta pela sobrevivência

3 meses atrás 73

Escócia e Hungria encontram-se pela primeira vez em fases finais no próximo domingo numa autêntica luta de aflitos no Grupo A do Campeonato da Europa. O grupo é liderado pelos anfitriães alemães - como era de esperar -, seguidos pela surpreendente Suíça e, finalmente, escoceses e húngaros que vão lutar por um lugar na próxima fase da competição.

Depois de ambas saírem derrotadas na primeira jornada do grupo - escócia pela demolidora Alemanha (5-1), e a Hungria pela Suíça (1-3) - cabia tanto ao exército Tartan como aos Magyarok reagirem na segunda jornada. Se por um lado os escoceses conseguiram um valioso ponto no empate frente à Suíça (1-1), por outro a Maanschaft não deu qualquer hipótese aos húngaros (2-0).  

Esclarecidas as contas, conseguimos perceber a importância que este encontro tem nas ambições das duas nações. A Escócia, depois do ponto conquistado, precisa de empatar ou vencer para assegurar o terceiro lugar do Grupo A, sendo que em caso de vitória pode (dificilmente) alcançar o segundo lugar. O selecionador Steve Clarke deve manter a formação escolhida nas duas primeiras partidas (5-4-1) com McGinn, McGregor, Gilmour e McTominay - marcador do golo escocês frente à Suíça - atrás de Che Adams. A dúvida persiste em saber se Tierney recupera a tempo de ir a jogo ou se a opção vai voltar a recair sobre Scott McKenna.

A Hungria procura ainda os primeiros pontos neste Campeonato da Europa. Só a vitória interessa aos comandados por Marco Rossi para que o sonho da repescagem - ser um dos quatro melhores terceiros - seja ainda possível. A seleção capitaneada por Dominik Szoboszlai deve apresentar-se em 3-4-3, com o jogador do Liverpool, Varga e Sallai a formarem o trio ofensivo. Muito do jogo dos magiares passa pela capacidade de criar desequilíbrios e da largura dada pelos alas, principalmente Milos Kerkez - um dos melhores em campo frente à poderosa Alemanha.

Hungria e Escócia nunca se defrontaram numa fase final, seja de um Campeonato da Europa, seja de um Campeonato do Mundo. Até ao momento encontraram-se em nove ocasiões, vantagem para os húngaros com quatro vitórias. Os britânicos venceram em três ocasiões. O último encontro entra as duas seleções faz-nos viajar até 2018, onde a Escócia levou a Hungria de vencida por uma bola a zero.

Ler artigo completo