A mais recente funcionalidade de segurança do Android bloqueia o dispositivo se detectar “um movimento associado a roubo”

2 horas atrás 24

Quando um dispositivo é roubado o que acontece é mais do que a perda do dinheiro que gastou para o comprar, há o incómodo de o limpar remotamente para que ninguém tenha acesso aos dados pessoais e às fotos e talvez até cancelar os métodos de pagamento guardados. É uma verdadeira dor de cabeça. Mas há boas notícias para os utilizadores de Android: a Google vai disponibilizar novas funcionalidades anti-roubo para dar mais paz de espírito aos utilizadores.

A Google anunciou três novas funcionalidades de protecção contra roubo para dispositivos Android no início deste ano, concebidas para ajudar a proteger o seu dispositivo em caso de perda ou roubo. Após o lançamento em versão beta no Brasil em Agosto, estas salvaguardas estão agora a chegar gradualmente a mais países.

Numa publicação feita no Threads na passada sexta-feira, Mishaal Rahman que colabora com vários sites especializados em notícia sobre Android, partilhou que o seu Xiaomi 14T Pro já tem as novas funcionalidades Bloqueio de Detecção de Roubo e Bloqueio de Dispositivo Offline, embora o Bloqueio Remoto estivesse em falta.

De estas funcionalidades, a mais interessante das três é a Bloqueio de Detecção de Roubo. Esta funcionalidade usa IA e modelos de machine learning para detectar “movimento comum associado a roubo”, como se alguém lhe arrancasse o telemóvel à força da mão e depois fugisse de bicicleta ou de carro. Quando estes movimentos bruscos são detectados, a funcionalidade bloqueia o dispositivo automaticamente, tornando-o inútil para quem o roubou.

Depois, há o Bloqueio de Dispositivo Offline que, como o nome indica, permite bloquear o ecrã do telemóvel mesmo quando está não ligado à Internet ou à rede móvel. A Google diz que esta funcionalidade entra em acção se “um ladrão tentar desligar o seu telemóvel por períodos prolongados de tempo” numa tentativa de contornar a segurança, cortando o acesso à rede.

A terceira ferramenta anti-roubo é o Bloqueio Remoto. Esta é útil se o utilizador tiver a certeza de que o telemóvel desapareceu para sempre e quiser bloqueá-lo de qualquer lugar. Basta ir a android.com/lock, inserir o número de telefone e responder a um desafio de segurança para bloquear remotamente o ecrã.

Para verificar se um telemóvel Android em particular já tem acesso a estas funcionalidades de protecção contra roubo, basta pesquisar “protecção contra roubo” nas definições ou aceder a ‘Definições’ > ‘Google’ > ‘Segurança pessoal e do dispositivo’.

Nesta fase inicial, a disponibilização de estas funcionalidades parece estar a ser mais ou menos aleatória. Vários utilizadores dizem que o conjunto completo de bloqueios anti-roubo está visível nos modelos Pixel que estão no programa beta dos serviços Google Play, mas não para todos os utilizadores.

Ler artigo completo