A (provável) última dança entre Klopp e Guardiola: quem fica no trono?

6 meses atrás 68

É sem dúvida alguma o jogo grande do fim de semana no futebol internacional. Liverpool e Manchester City, que entraram para esta 28ª jornada como líder e segundo classificado da Premier League, defrontam-se este domingo a partir das 15h45.

O campeão de Inglaterra, Europa e Mundo vai até Anfield para encontrar uma equipa que também já alcançou todas essas conquistas no passado recente. Um verdadeiro confronto de titãs, representados, acima de tudo, pelos respetivos treinadores: Jürgen Klopp e Pep Guardiola.

Os dois técnicos, amplamente considerados os melhores na sua profissão, disputam o seu 30º duelo, sabendo que poderá ser o último. Klopp está de saída e por isso - caso a FA Cup não traga uma nova oportunidade - o fim está iminente. Com isso em conta, e com os olhos postos num jogo potencialmente decisivo na corrida ao título inglês, o zerozero fez o raio-x aos 29 jogos já disputados.

Klopp leva ligeira vantagem...

Houve sempre respeito entre os dois @Getty / Martin Rickett - PA Images

A rivalidade entre os dois não é nova, tendo chegado ao football já depois de algumas demonstrações no fußball alemão, mas o respeito fez sempre parte. Até esta semana, nas conferências de imprensa de antevisão, ficou evidente! Guardiola reviu-se no amor ao futebol e Klopp colocou o selo de «melhor do mundo» no seu adversário.

Tudo começou há mais de 10 anos, em julho de 2013, quando o Borussia Dortmund de Jürgen bateu o Bayern de Pep por 4-2 na Supertaça da Alemanha. Desde então, mais 28 jogos!

Mas, afinal, quem está por cima na rivalidade? Surpreendentemente (especialmente para quem endeusa o génio do catalão) é o alemão que vai levando a melhor, mesmo que por pouco. De momento, o registo é de 11 vitórias de Klopp, 10 de Guardiola e oito empates.

O treinador do Manchester City é dono da maior goleada do confronto (5-0, em 2017) e tem a seu favor a diferença de golos, mas essa só será relevante para desempate na rivalidade de treinadores caso vença neste 30° e possivelmente último duelo. Tudo o resto - empate ou triunfo red - deixará Klopp no trono.

Claro que o jogo tem contornos muito maiores para a luta pelo título da Premier League, já que esse fator pesa muito mais do que qualquer registo de treinadores. Quem vencer será dono da liderança, enquanto um empate deixará o Liverpool em igualdade pontual com o Arsenal no topo da tabela, depois dos gunners terem batido o Brentford este sábado (2-1).

LIVERPOOL

EMPATE

MANCHESTER CITY

Ler artigo completo