Abel Ferreira não quer regressar a Portugal: «Não conseguem separar o treinador da pessoa»

9 meses atrás 86

Abel Ferreira regressou a Portugal para passar férias com a família, após a conquista do Brasileirão com o Palmeiras, e falou com a imprensa nacional portuguesa à chegada do aeroporto. O treinador de 44 anos garantiu, no entanto, que regressar ao país para treinar uma equipa não está nos seus planos. 

Abel Ferreira
2023

70 Jogos
41 Vitórias
17 Empates
12 Derrotas

120 Golos
52 Golos sofridos

ver mais �

«O que eu quero mesmo é estar com a minha família. Isso é que eu quero. Ser treinador em Portugal, sendo português, não é fácil. Não para mim, mas para a minha família, porque infelizmente vivemos num mundo muito mediático e as pessoas não conseguem separar o treinador da pessoa, ou o dirigente da pessoa. Isso é o que mais me assusta, hoje em dia, no futebol. Às vezes, tenho conversas no Brasil com algumas pessoas, e se elas conseguirem entender que uma coisa é o Abel treinador, e uma coisa é o Abel pessoa. Filho, pai, marido. Há uma tendência muito grande, hoje em dia, de se mostrar tudo. Por exemplo, fiz uma observação em relação ao nosso 'gramado', e recebi uma mensagem de alguém responsável por isso. Eu respondi 'Estás a falar com o Abel treinador ou com o Abel pessoa?' O Abel treinador, sim. É exigente, quer as coisas boas, perfeitas. Com o Abel pessoa, podes contar comigo para o que tu quiseres. Agora, quando as pessoas misturam as duas é perigoso, e é isso que eu não quero», começou por dizer.

«As expectativas são tão grandes, tão grandes, que hoje o treinador, o jogador ou o dirigente tem de tirar um curso especializado para saber lidar convosco [imprensa]. Não estou a dizer que vocês são maus, mas é preciso um curso para saber lidar com a imprensa, com os meios de comunicação social, para se saber lidar com os elogios e com as críticas. Felizmente, as coisas comigo têm corrido muito bem, mas é bom que as pessoas percebam que na minha curta carreira de 10 anos enquanto treinador, tive seis de futebol profissional e andei quatro a semear, sem colher nada. A única coisa que eu digo, a qualquer treinador do mundo, é que acredite e que faça o melhor que sabe e pode. Que se esforce e chegue a casa de consciência tranquila, que é aquilo que eu procuro fazer. Para mim, o sucesso não são os títulos, é poder chegar a casa, deitar-me, e saber que na minha consciência eu dei o melhor que pude com os recursos que tenho. Isso para mim é sucesso.»

Entre todas as declarações, garantiu estar Portugal apenas para «fazer um retiro» e confirmou: «Eu tenho contrato com o Palmeiras, gosto de estar no Palmeiras, mas agora o mais importante é vir para casa, descansar, porque o campeonato brasileiro é muito exigente e não são três meses, são três anos. O importante agora é descansar.»

Portugal

Abel Ferreira

NomeAbel Fernando Moreira Ferreira

Nascimento/Idade1978-12-22(44 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

FunçãoTreinador

Ler artigo completo