Abreu assessora dono do Olympiacos e Nottingham Forest na compra de 80% da Rio Ave FC SAD

2 meses atrás 74

Fernando Veiga Gomes, sócio das áreas de Desporto, Societário, Comercial e M&A, e José Carlos Vasconcelos, sócio contratado desde 2018, coordenaram a operação de constituição da nova sociedade desportiva do clube fundado em 1939.

A Abreu Advogados foi a sociedade responsável pela assessoria jurídica prestada à RAH Sports Investments Limited na aquisição de 80% da Rio Ave Futebol SAD.

Fernando Veiga Gomes, sócio das áreas de Desporto, Societário, Comercial e M&A, e José Carlos Vasconcelos, sócio contratado desde 2018, coordenaram a operação de constituição da nova sociedade desportiva do clube fundado em 1939.

“Ricardo Henriques (sócio), Sofia Silva e Sousa (sócia contratada), e Maria de Deus Botelho e Patrícia Saraiva de Aguilar (consultoras), Inês Cortez Elói e José Maria Alves Pereira (associados sénior), Francisco Côrte-Real (associado) e Rui Gonçalves (solicitador) estiveram também envolvidos nesta operação de M&A desportivo de alto nível”, indica o escritório de advogados num comunicado enviado ao Jornal Económico (JE), acrescentando que, no decorreu do processo, os advogados da Abreu acompanharam “o desenvolvimento da due diligence e em negociações relacionadas com a aquisição e questões de regulamentação desportiva”, acrescenta o escritório na mesma nota.

Foi em meados de junho que o Rio Ave formalizou a constituição da sua SAD, que foi aprovada – a par da venda de 80% do capital social a Evangelos Marinakis – pelos sócios em assembleia-geral no dia 19 de novembro no ano passado. A entrada do investidor grego, que é proprietário do Olympiacos e do Nottingham Forest, valeu ao clube da caravela 20,5 milhões de euros.

“Foi oficialmente formalizada a transformação da Rio Ave Futebol Clube – Futebol SDUQ [Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas] em Rio Ave Futebol Clube – Futebol SAD, tendo sido igualmente concluído o processo de aquisição de 80% do capital desta nova sociedade pelo investidor RAH SPORTS INVESTMENTS LIMITED”, anunciou, em 15 de junho, o clube, acrescentado que a empresa sediada em Chipre “está muito entusiasmada com este projeto e pretende levar a Rio Ave FC SAD a outros patamares desportivos e organizacionais”.

Boaz Jacov Toshav, empresário israelita que esteve ligado ao Hapoel Tel Aviv, foi o nome escolhido para presidente e administrador executivo do Rio Ave SAD. Diogo de Araújo Pinto Ribeiro, antigo diretor financeiro (CFO) do Vitória Sport Clube, será vogal e administrador executivo.

O conselho de administração para o mandato até 2027 é constituído, ainda, por Alexandrina Cruz, na estrutura diretiva do Rio Ave há quase 20 anos, a primeira mulher presidente de um clube da Primeira Liga de futebol. Henrique Maia, adjunto do clube para o futebol profissional, foi o nome escolhido para a direção da SAD pelos sócios.

A Vila do Conde chega de Israel não só Toshav como, também, Karem Zoabi, contratado ao Hapoel Jerusalem FC por 600 mil euros, no início de julho.

Sediada em Chipre, a RAH Sports Investments Limited foi criada em janeiro deste ano e é gerida por Miltiades Marinakis, filho de Evangelos Marinakis, que comprou o Olympiacos por 50 milhões de libras (cerca de 57 milhões de euros) em 2010 e, em 2017, o Nottingham Forest.

Neste ano, a Abreu Advogados tornou público que assessorou a Atairos na compra de uma participação na V Sports S.C.Sholding que adquiriu o Aston Villa Football Club Limited em 2019 e que detém 29% do capital social do Vitória Sport Clube – Futebol, SAD, [Guimarães] tendo estado, mais recentemente, envolvida na entrada de um novo investidor no Vitória Futebol Clube [Setúbal].

Ler artigo completo