Acabou a primeira volta: veja o que mudou em relação à última época

8 meses atrás 60

Nova época, novos protagonistas, algumas semelhanças, mas um top-5 distinto em relação à época passada. Volvidas 17 jornadas, a Liga Portugal Betclic vai a meio - o triunfo do Vitória SC perante o Arouca findou a primeira volta - e o zerozero procurou perceber as principais diferenças em relação a 22-23.

Desde logo, a liderança. O Sporting, com 43 pontos, surge isolado no topo do campeonato e com mais 11 pontos (!) em relação à época transata que tinha o Benfica no primeiro posto.

E para tal muito se deve a um homem: Viktor Gyökeres. Com 20 golos em 24 partidas (11 para o campeonato) e nove assistências (sete para o campeonato), o internacional sueco tem se revelado a principal contratação leonina esta temporada e os efeitos, em termos quantitativos, são evidentes. Desde logo, em relação a 22-23 - à 17ª jornada - os leões apresentam mais sete golos marcados e menos dois sofridos.

Em relação a 2020-2021 - última vez que o Sporting conquistou o título - os leões têm apenas menos dois pontos, mas mais quatro golos marcados e mais oito sofridos.

Top-5 diferente e SC Braga em queda

SC Braga regista menos sete pontos do que em 22-23 @Kapta+

No pódio, por sua vez, Benfica e FC Porto apresentam trajetos semelhantes: os encarnados, na segunda posição da Liga, surgem com 42 pontos (dois pontos atrás do primeiro lugar da época passada), ao passo que os dragões surgem, mais uma vez, no terceiro posto - algo que não acontecia em dois anos seguidos há 47 anos -, mas com menos um ponto.

Nota para a curiosidade de, à 17ª jornada de 22-23, um reforço - Gonçalo Guedes - ter marcado na estreia o terceiro golo dos encarnados perante o 16º classificado, à semelhança de Marcos Leonardo que «chegou, viu e marcou».

A fechar o top-5, SC Braga e Vitória SC apresentam, por outro lado, caminhos distintos em relação ao ano passado: os bracarenses estão em quarto com 33 pontos - terminaram em segundo à 17ª jornada do ano transato - e surgem com menos sete pontos - mais 12 golos sofridos talvez ajudem a explicar a situação.

Ainda assim, importa destacar, o emblema minhoto é, a par dos leões, o melhor ataque da Liga e Banza é o melhor marcador com 14 golos em 15 jogos.

O emblema vimaranense, por sua vez, subiu de forma considerável em relação a 22-23, onde terminou a primeira volta em sétimo (24 pontos), atrás de Casa Pia e Arouca. Atualmente, os vimaranenses ocupam a quinta posição com 33 pontos, os mesmos que o SC Braga.

Na zona aflitiva, Chaves é a lanterna vermelha do campeonato - 11 pontos -, enquanto Vizela (zona de despromoção) e Rio Ave (zona de play-off de despromoção) fecham os restantes últimos lugares da tabela.

De recordar que, na época passada, as três equipas - Paços, Marítimo e Santa Clara - que terminaram a primeira volta nas últimas três posições acabaram por descer de divisão no final da temporada.

 FC Porto x SC Braga

 FC Porto x SC Braga

Ler artigo completo