AdC não se opõe à compra pela Finerge de quatro empresas eólicas

3 meses atrás 67

As quatro empresas que a Finerge vai comprar são “dedicadas ao desenvolvimento de infraestruturas, serviços e projetos no setor das energias renováveis, em particular à construção e operação de parques eólicos em Portugal”.

A Autoridade da Concorrência (AdC) tomou em Conselho de Administração de 24 de maio a decisão de não se opor à compra das empresas Eólica da Arada, Eólica da Cabreira, Eólica de Montemuro e Windminho – Energias Renováveis pela Finerge.

As quatro empresas são “dedicadas ao desenvolvimento de infraestruturas, serviços e projetos no setor das energias renováveis, em particular à construção e operação de parques eólicos em Portugal”.

“Em 24 de maio de 2024, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência (…) deliberou adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração”, lê-se no comunicado publicado no site da AdC.

Está em causa “o controlo exclusivo sobre as empresas” e a AdC considera que esta operação não é suscetível de criar “entraves significativos” à concorrência efetiva no mercado ou em parte deste.

Esta é uma decisão de 1ª fase – AdC.

Em abril, a Finerge notificou a AdC da aquisição do controlo exclusivo das empresas Eólica da Arada, Eólica da Cabreira, Eólica de Montemuro e Windminho.

Ler artigo completo