Adeus, ICQ. A app de mensagens não vai chegar a comemorar trinta anos

3 meses atrás 69

Foi criada em 1996 pela empresa israelita Mirabilis, que viria a ser comprada pela AOL apenas dois anos mais tarde. O ICQ (uma sigla que representava uma declinação de I Seek You – ‘estou à tua procura’) era um serviço de mensagens directas que nasceu durante a era dourada da Internet.

A aplicação, um software que se instalava em computadores, chegou a ter cem milhões de utilizadores registados, em 2001 e ainda teve algum sucesso durante a primeira década dos anos 2000. Em 2010 foi vendida à empresa russa Digital Sky Technologies, proprietária da rede social VK (uma espécie de Facebook) e, a partir daí, o seu interesse caiu a pique.

Dois anos antes de chegar às três décadas de vida, surge a notícia: «O ICQ deixará de funcionar a partir de 26 de Junho», escreve a VK no site oficial da aplicação. Como alternativa, a empresa sugere a utilização do VK Messenger (para utilizadores particulares) e do VK Workspace (para profissionais). Contudo, estes serviços são apenas populares na Rússia e não têm expressão fora desta país.

A versão mais actual do ICQ funcionava como outras aplicações de mensagens, como o WhatsApp ou o Telegram, mas já não estava disponível há algum tempo para download, quer para computador, quer para smartphones.

Ler artigo completo