AEP promove missão empresarial aos Estados Unidos

2 meses atrás 55

É a quinta missão empresarial ao país e decorre de 14 a 19 de julho – que serve também de porta de entrada no mercado do Canadá. O sector têxtil domina a missão da associação.

A AEP – Associação Empresarial de Portugal vai acompanhar, entre os dias 14 e 19 de julho, uma missão empresarial aos Estados Unidos da América, concretamente às cidades de Nova Iorque e Boston.

Inserida no âmbito do Projeto BOW Business on the Way, “a quinta missão empresarial da AEP aos EUA conta com a participação de seis empresas portuguesas. Estas empresas vão ter a oportunidade de compreender as necessidades emergentes do mercado norte-americano e identificar as diversas oportunidades oferecidas pelo país em vários setores de atividade. Ao longo de cinco dias, vão poder estabelecer contactos com entidades institucionais e empresas locais através de reuniões previamente agendadas em Nova Iorque, uma das cidades mais influentes e com maior potencial para negócios do mundo, e em Boston, que está entre as 30 cidades com maior poder económico mundial”, refere a organização em comunicado.

“Com uma economia sofisticada, competitiva e aberta ao exterior, os EUA são o principal importador e o segundo maior exportador mundial. O país possui ainda um mercado interno com forte poder de consumo e um elevado nível de vida, oferecendo vastas oportunidades para as empresas portuguesas”, considera Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP, citado pelo comunicado.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os EUA foram o quarto cliente das exportações portuguesas de bens em 2023, com uma quota de 6,8%, ocupando a 9ª posição ao nível das importações (2,1%). Ao longo do período 2019-2023, verificou-se um crescimento médio anual das exportações de 16,7% e de 21,2% nas importações. A balança comercial de bens foi favorável a Portugal, tendo apresentado um excedente de 2 983 milhões de euros em 2023.

O mercado norte-americano tem constituído uma alternativa interessante para a diversificação de mercados – numa perspetiva de complementaridade do mercado europeu. O sector têxtil, por exemplo, tem tido assinalável sucesso nas suas investidas em terras dos Estados Unidos – que, por outro lado, são o lugar certo para as empresas chegarem ao igualmente apetecível mercado do Canadá.

Os têxteis estão, aliás, bem representados na comitiva que a AEP leva até aos Estados Unidos. São as seguintes as empresas que a integram: Têxteis Domingos Almeida, Dune Bleue (criação, desenvolvimento e comercialização de meias técnicas), Fábrica de Tecidos do Carvalho (têxteis-lar), Mindol II (colchões), Void Software e Cerâmica da Borralheira.

Ler artigo completo