Afinal, quem é Rubén de la Barrera? Há muito para saber sobre o novo treinador do Vizela

9 meses atrás 92

É impossível fugir à realidade: depois de duas temporadas relativamente tranquilas na 1ª Liga, o Vizela teve um início de campeonato para esquecer em 2023/24. 

Pablo Villar foi o escolhido para suceder a Tulipa, mas a verdade é que o treinador espanhol teve dificuldades em adaptar-se ao futebol português e deixou o clube ao cabo de 14 jornadas, com os minhotos em zona de despromoção- 11 pontos conquistados. Perante este cenário, a direção do Vizela não perdeu tempo para encontrar um sucessor e apresentou, esta terça-feira, Rubén de la Barrera como novo timoneiro.

Olhando de forma rápida para o perfil do espanhol, há dois dados que saltam à vista: por um lado, o facto de de la Barrera chegar a Vizela proveniente da exótica seleção de El Salvador. Por outro, a tenra idade que apresenta, já que o seu cartão de cidadão mostra apenas 38 anos.

No entanto, há mais a saber sobre o novo homem do leme da equipa vizelense e o zerozero procurou reunir essa mesa informação.

Um início precoce

Apesar de, tal como referido, ter apenas 38 anos, Rubén de la Barrera, técnico natural da Corunha, leva já mais de dez anos como treinador no escalão sénior. O adeus aos relvados aconteceu aos 18 anos, sendo que, de resto, a transição de jogador para treinador aconteceu de forma bastante natural, tal como o próprio explicou. 

Técnico estava na seleção de El Salvador @Getty /

«Quando jogava já sentia muita curiosidade por tudo o que acontecia, era muito perguntador. Sinto que fazia várias perguntas, mas não perguntas de circunstância, eram questões mais profundas. Nessa altura ainda não tinha um termo definido para o meu futuro, mas, com 18/19 anos, as coisas começaram a ficar mais claras para mim. A partir daí, percebi que queria ser treinador e comecei a procurar formação e a fazer cursos», disse de la Barrera em entrevista ao canal Losimplenovale.

Após um período a trabalhar com camadas jovens, Rubén de la Barrera estreou-se no futebol sénior em 2010 ao serviço do Villaralbo, então no quarto escalão do futebol espanhol. O facto de ter disputado a subida de divisão em três temporadas (duas no Villaralbo e uma no Guijuelo) abriu-lhe as portas do nível seguinte, sendo que, em 2014/15, chegou à terceira divisisão espanhola, onde orientou o Villarreal B. 

Depois de ter conseguido a subida da 3ª divisão para a 2ª com o Cultural Leonesa (e de ter descido na temporada seguinte com o mesmo clube), Rubén de la Torre deu início ao que pode ser descrita como uma verdadeira 'roda viva'...

Globetrotter com relação difícil em 'casa'

A primeira experiência do jovem técnico numa 1ª Liga aconteceu em 2018/19, então como treinador-adjunto da Real Sociedad de Asier Garitano. A passagem por San Sebastian, no entanto, foi curta e de la Barrera seguiu depois para o Catar (Al Ahli) e para a Roménia (Viitorul Constanta).

Em 2021, o jovem treinador regressou a Espanha para liderar o Deportivo, clube da sua cidade. Ainda que a experiência tenha sido curta (nove jogos na reta final de 2020/21), Rubén de la Barrera regressou à formação da Corunha em 2023, depois de ter subido o Albacete da 3ª divisão para a 2ª em 2021/22.  

Motivado por este bom resultado desportivo, o técnico regressou ao seu Deportivo para o que muitos esperavam ser a sua afirmação definitiva em casa. No entanto, este reatamento de relação durou apenas 29 dias. «Ao Depor voltaria uma, duas ou 23 vezes, mas não posso queimar-me assim gratuitamente em minha casa», referiu o treinador após a saída, em alusão às más condições que encontrou no clube. 

Rubén de la Barrera
1 títulos oficiais

Agora, e depois de uma passagem de três meses pela seleção de El Salvador, Rubén de la Torre tem agora o desafio de conduzir o Vizela a lugares mais tranquilos em termos classificativos.

Apesar da tenra idade e da natural desconfiança que existe, os elogios multiplicam-se por parte de quem já trabalhou com o técnico.

«Havia jogadores cinco ou seis anos mais velhos do que ele, mas sempre o ouviram porque perceberam que o que ele previa era o que realmente acontecia em campo depois. É alguém que não se cansa de futebol, está sempre à procura de formas de crescer. Nas nossas folgas procurava sempre ir assistir a treinos de treinadores que apreciava, como o Juanma Lillo [atual adjunto do Manchester City]. É um treinador que valoriza muito o ato de termos bola», disse Eloy, jogador treinado por Rubén de la Barrera, ao La Voz de Galicia.

Ao mesmo órgão de comunicação, Manu Sotelo, treinador de guarda-redes de de la Barrera passou no Deportivo e no Al Ahli, deu ênfase à forma de atuação do técnico: «Ele transmite uma energia brutal, na hora e meia que duram os treinos é capaz de transmitir mesmo muita informação. Quando acaba, conserva essa mesma energia para analisar tudo o que aconteceu. Consegue adaptar-se bem às condições que encontra e às características dos plantéis

Os dados estão lançados: conseguirá Rubén de la Barrera revitalizar o Vizela?

Espanha

Rubén de la Barrera

NomeRubén de la Barrera Fernández

Nascimento/Idade1985-01-18(38 anos)

Nacionalidade

Espanha

Espanha

FunçãoTreinador

Ler artigo completo