Afluência às urnas nos Açores na ordem dos 13%

7 meses atrás 75

São precisos 29 deputados para chegar à maioria absoluta. Há dez círculos eleitorais, nove os círculos das ilhas mais um de compensação. 

Os dados das diversas juntas de freguesia apontam que esta é uma participação superior à mesma hora em relação aquela que houve nas últimas eleições

Por exemplo no concelho de Ponta Delgada a participação a esta hora (15h30 em Lisboa e 14h30 nos Açores) é de 13%, num universo de 230 mil os eleitores que escolhem hoje 57 deputados.

São precisos 29 deputados para chegar à maioria absoluta. Há dez círculos eleitorais, nove os círculos das ilhas mais um de compensação.

Os dados desta hora são semelhantes aos das 11h00 que já indicavam que a afluência às urnas, no geral, andava à volta dos 13,77%.

As eleições antecipadas para o parlamento dos Açores – as primeiras na história da autonomia do arquipélago – foram convocadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que dissolveu a assembleia após o chumbo do Plano e Orçamento deste ano.

Até ao momento, são conhecidas duas sondagens que pouco ou nada divergem: a da Rádio Açores e TSF e outra da Universidade Católica para a RTP, Antena 1 e Público.

O estudo da Aximage aponta para um empate técnico entre PSD/CDS-PP/PPM e o PS, com uma ligeira vantagem para a coligação (36,6% face a 33,5%), sem distribuição de mandatos.

Já a sondagem da Católica dá vitória ao PS com ligeira vantagem sobre o PSD (39% contra 36%), mas prevê um cenário em que o bloco dos partidos à direita se pode coligar e formar uma maioria absoluta. Depois do PS e PSD, é o Chega que atinge o terceiro melhor resultado (9%), um aumento face ao resultado obtido nas últimas eleições.

Ler artigo completo