Agência Internacional de Energia revê em baixa procura de petróleo

5 meses atrás 57

Redução da atividade económica na OCDE levou IEA a cortar na sua previsão.

A Agência Internacional de Energia (IEA) reduziu a sua previsão para 2024 de procura global de petróleo.

A instituição espera agora menos 140 mil barris diários (bpd) para um crescimento de 1,1 milhões de bpd, devido à procura mais baixa entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE): menos atividade industrial, um inverno ameno, logo, menos consumo de gasóleo, em particular na Europa onde um declínio nas vendas de carros a gasóleo já afeta o consumo, segundo a “Reuters”.

Já a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) confirmou a sua previsão esta semana: a procura vai subir em 2,25 milhões bpd em 2024.

Mais uma vez, fica exposta a diferença entre as previsões dos dois organismos que refletem a sua visão sobre a velocidade da descarbonização mundial.

“Combinado com as fracas entregas de gasóleo nos Estados Unidos no início do ano, isto foi suficiente para levar a procura de petróleo na OCDE no primeiro trimeste para uma contração”, segundo a IEA.

A previsão da IEA, de crescimento de 1,2 milhões de barris diários para 2025, acima da estimativa anterior, está marginalmente acima da sua projeção para este ano. Já a OPEP estima um crescimento em 1,85 milhões de barris diários em 2025.

Ler artigo completo