Agenda para a Competitividade do Comércio e Serviços 2030 entra em vigor amanhã

9 meses atrás 74

A Agenda + Comércio 2030 “tem como desígnio promover um ambiente mais favorável à competitividade, inovação e transformação estrutural do comércio e dos serviços.

A Agenda para a Competitividade do Comércio e Serviços 2030 foi publicada em Diário da República e entra em vigor amanhã.

No documento é salientado que “o comércio e os serviços constituem sectores muito relevantes da economia nacional, sendo responsáveis por uma parte muito significativa do número de empresas, do volume de negócios e do emprego em Portugal”.

“Contudo, a grande maioria dos operadores económicos destes sectores são micro e pequenas empresas que se defrontam, de forma constante, com um conjunto de desafios, a um ritmo cada vez mais acelerado e exigente”.

A Agenda + Comércio 2030 “tem como desígnio promover um ambiente mais favorável à competitividade, inovação e transformação estrutural do comércio e dos serviços, sectores que têm uma reconhecida relevância e impacto na coesão social e territorial e no desenvolvimento económico e social do país”.

“Entre as medidas previstas na presente Agenda + Comércio 2030, destacam-se as dirigidas à digitalização das empresas, à sustentabilidade económica e ambiental, à requalificação dos estabelecimentos, bem como à promoção da coesão territorial, do desenvolvimento regional e da revitalização urbana impulsionadas pela atividade comercial”, é possível ler no documento.

Destaca-se, ainda, “a criação de condições para um maior conhecimento e capacitação dos operadores económicos e o reforço da formação profissional dos seus trabalhadores”.

No documento é ainda apontado que “para a execução das medidas estão previstas diversas fontes de financiamento, em particular no quadro do Portugal 2030 (PT2030)”.

Ler artigo completo