Ao longo deste artigo vai ser construído um projecto bastante simples que tenta resolver um problema igualmente simples! O dos animais de estimação e o calor! Quem tem cão, sabem bem que a água fresca é a melhor forma de o nosso amigo de quatro patas se refrescar! Isto pela simples razão dos cães não transpirarem, como outros mamíferos! Os cães perdem temperatura principalmente pela respiração e pela ingestão de líquidos. Se não estivermos em casa o dia todo, e partindo do princípio que o cão não sabe abrir a torneira, a água no recipiente aquece e deixa de estar fresca!

O objectivo deste “projecto”, por assim dizer, é simples, vamos disponibilizar água fresca ao animal, de forma automática e evitando desperdícios!

O problema

A água, aquece por acção do sol, deixando de estar fresca e consequentemente o animal deixa de ter água fresca pra consumo!

A ideia

A forma mais simples seria deixar uma torneira ligeiramente aberta, mas isto geraria um enorme desperdício, para não falar na “conta” que seria bem maior!

Ora bem, então como resolver esta questão? O ideal seria a torneira “abrir e fechar” sozinha, mas apenas quando a água não estivesse fresca, caso em que apenas abriria o suficiente para a água no recipiente atingir uma temperatura pretendida considerada fresca, ou o nível no recipiente estivesse abaixo do pretendido, ou em caso extremo ambas as situações se confirmarem.

[...]

Leia o artigo completo na edição 60 da Revista PROGRAMAR