Aí está a nova geração das KTM SX-E

4 horas atrás 20

A gama KTM SX-E renova-se para 2025, com as mini motos de cross SX-E 3 e SX-E 5 atualizadas. Com motores elétricos, são as motos ideais para dar os primeiros passos, sendo ferramentas de aprendizagem, mas também de diversão.

SX-E 3

© Sebas Romero

A SX-E 3 tem dimensões ajustáveis. O subquadro inclui elementos reforçados de plástico de fibra de vidro que podem ser montados em diferentes posições, adaptando o tamanho da moto ao do seu piloto entre 634 e 682 milímetros de altura do assento.

E, alterando a posição de montagem do amortecedor traseiro além de descer os poisa-pés, é possível descer ainda mais a altura do assento. O quadro é fabricado em aço. A suspensão é constituída por uma forquilha USD WP XACT não ajustável à frente e um amortecedor WP atrás.

A bateria de 60 células para 648 Wh (que se carrega dos 0 aos 100 por cento em 140 minutos) pode ser trocada para a de 907 Wh da SX-E 5. O motor tem uma potência de 2 kW e 10,5 Nm de binário, sendo refrigerado a ar.

As jantes em alumínio medem 10 polegadas, com pneus MAXXIS MAXXCROSS-ST. Ao nível de travões, é possível encontrar um disco em cada roda, com pinças hidráulicas.

SX-E 5

© Sebas Romero

Uma das maiores diferenças da KTM SX-E 5 é o motor refrigerado a água, que ficou mais eficiente proporcionando mais 30 por cento de tempo de pilotagem com a anterior versão. A potência atinge os 5 kW, e o binário é de 13,8 Nm.

A bateria é, naturalmente, maior: 84 células de iões de lítio e 907 Wh, permitindo pilotar durante duas horas num ritmo calmo, ou 30 minutos num ritmo forte de condições de corrida. A SX-E 3 e a SX-E 5 têm em comum um sistema avançado de gestão da bateria. O tempo de carregamento dos 0 aos 100 por cento é de 70 minutos.

O quadro é também em aço, com subquadro traseiro em plástico reforçado de fibra de vidro. O sistema de suspensões conta com uma forquilha USD WP XACT totalmente ajustável à frente e um amortecedor WP XACT ajustável em pré-carga e compressão a alta e baixa velocidade.

Ao nível de travagem, cada roda tem um disco de travão com pinças hidráulicas. As jantes em alumínio medem 12 polegadas, sendo calçadas com pneus MAXXIS MAXXCROSS-ST.

Segurança e cores

Ao nível da segurança, de destacar um sensor, quer na KTM SX-E 3, quer na SX-E 5, que corta a potência em caso de queda, havendo também uma chave no punho que desliga o motor numa situação de pilotagem incontrolável.

Em termos de cores, as duas KTM elétricas de cross são facilmente confundíveis, com o cor-de-laranja dominante, assim como o preto no quadro, assento e guiador.

Ler artigo completo