Ainda há espaço para um Smart de maiores dimensões

1 semana atrás 39

Depois do #1 e #3, o Smart que se segue é o #5 e será o maior de todos. Novo SUV vai ser antecipado no Salão de Pequim por um protótipo.

Depois de anunciada a vontade de conceber um sucessor para o pequeno e icónico Fortwo, a Smart «dispara» na outra direção com o #5, um novo SUV que será ainda maior que os 4,4 m do Smart #3. A revelação vai acontecer no Salão de Pequim, ainda sob a forma de protótipo.

O novo Smart #5 deverá ter no Mini Countryman — que também cresceu bastante nesta sua nova geração — um dos seus principais concorrentes, o que o coloca no segmento C-SUV premium.

Smart #5 esboços© Smart

Prevê-se que o #5 chegue mesmo aos 4,5 m de comprimento e, por isso, será o “veículo mais espaçoso e versátil até à data”, de acordo com a marca.

O que mostram os esboços

Os esboços divulgados mostram proporções típicas de um SUV, com um aspeto mais «quadrado» do que vimos nos #1 e #3 e também mais robusto.

Os dois volumes da carroçaria estão definidos de forma clara, a linha de tejadilho é horizontal e o portão traseiro é bastante vertical.

Smart #5 esboços© Smart No tejadilho do Smart #5 vamos encontrar uma série de equipamentos para atividades ao ar livre, desde cadeiras insufláveis a uma útil pá.

Sendo um protótipo, não podiam faltar alguns detalhes «fora da caixa». Por isso, a Smart decidiu intensificar o design “robusto e aventureiro” com elementos para atividade ao ar livre como, por exemplo, cadeiras insufláveis. Tudo isto acomodado no tejadilho.

E mais?

Apesar de ainda não terem sido divulgadas mais informações em relação ao futuro Smart #5 de produção, já há protótipos em testes na estrada.

Como já acontece com o #1 e o #3, também o #5 assentará sobre a mesma plataforma SEA da Geely — exclusiva para elétricos —, com a novidade de integrar um sistema elétrico de 800 V. O que significa tempos de carregamento mais rápidos.

Prevê-se que venha a ter versões de tração traseira e um motor, e tração integral com dois motores, assim como baterias com diferentes capacidades.

Smart #5 esboços© Smart

Tudo aponta para que o topo da gama do futuro #5 adote a designação Brabus, tal como já acontece com os restantes Smart.

Quando chega?

O protótipo do futuro Smart #5 será revelado no Salão de Pequim, que tem início no próximo dia 25 de abril. Não se sabe ainda quando é que o modelo de produção chega, mas deverá ser conhecido ainda este ano.

Para compreender melhor o trajeto recente da Smart e a sua aposta em SUV/Crossovers 100% elétricos temos de recuar a 2019. Foi nesse ano que a Mercedes-Benz vendeu 50% da Smart à Geely, dando início à reinvenção da marca.

Uma reinvenção que não podia ser mais evidente do que os acontecimentos no último dia 28 de março, quando foi dada como terminada a produção do icónico Smart ForTwo. Precisamente o modelo que esteve na génese da Smart na década de 90.

Ler artigo completo