Ainda se lembra do sucessor do Citroën Saxo Cup?

6 meses atrás 60

O sucessor do mítico Saxo Cup nunca chegou a sair da sombra deste, mas não significa que fosse um mau carro. Fique a conhecer o Citroën C2 VTS.

Fazendo uma analogia ao mundo do cinema, o Citroën C2 VTS (2004) foi como a sequela de um filme que apanhou todos de surpresa pelo sucesso e impacto que gerou: o Saxo Cup.

E tal como acontece com tantas sequelas, o C2 VTS acabou por saber a pouco, falhando em capturar a mesma magia e encanto do «filme» original. Mesmo apostando numa receita com os mesmos ingredientes. Recorria, até, ao mesmo 1,6 l naturalmente aspirado, agora com 125 cv.

Além disso, havia, positivamente, um salto geracional, com ganhos significativos em matéria de robustez e segurança. Mas o caráter endiabrado do Saxo Cup — um dos últimos dignos representantes dos «caixotes com rodas» —, perdeu-se.

O Citroën C2 VTS não só adicionava 100 kg (ou pouco mais), como a agilidade excitante — ou perigosa, depende do ponto de vista —, era sacrificada em nome de uma atitude mais madura e civilizada. O lastro adicional não ajudou, também, na performance: era mais lento.

Deveria o Citroën C2 VTS ter tido um maior reconhecimento pela crítica e pelo público? Talvez… A verdade é que a marca francesa nunca mais regressou a esta receita. O DS3 que veio a seguir ambicionava a outros voos.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que modelo antecedeu o Citroën Saxo Cup?
Ler artigo completo