Airbus vai testar possibilidade de lançar aviões movidos a hidrogénio

4 meses atrás 82

A Airbus UpNext está a trabalhar com um demonstrador tecnológico que visa testar um sistema de propulsão elétrica supercondutora para futuras aeronaves movidas a hidrogénio.

A Airbus UpNext, subsidiária da Airbus, está a trabalhar em tecnologias para o desenvolvimento de aviões movidos a hidrogénio, através de um sistema de propulsão elétrica supercondutora de dois megawatts.

Tendo em vista esse objetivo, lançou um demonstrador tecnológico para acelerar a maturação das tecnologias de supercondutores, de forma a que estas possam ser aplicadas em futuras aeronaves. Para tal, vai testar variáveis como a segurança, a industrialização, a manutenção e as operações.

Em comunicado, a empresa faz saber que o demonstrador, chamado Cryoprop, vai oferecer “a oportunidade de desenvolver competências internas de alto nível e de promover um novo ecossistema para acelerar a introdução de novos produtos em áreas como os cabos supercondutores, os motores, a eletrónica de potência criogénica e os sistemas de arrefecimento criogénico”, pode ler-se.

De referir que já no passado a Airbus desenvolveu supercondutores para propulsão elétrica de alta potência. O último destes foi lançado no ano passado e dispõe de um sistema integrado de propulsão criogénica de 500 kW.

O diretor executivo da Airbus UpNext acredita que “o novo demonstrador vai conduzir a melhorias no desempenho do sistema de propulsão, o que se traduzirá num potencial significativo de poupança de peso e de combustível”.

Ler artigo completo