AJAP congratula apoio público de 300 milhões concedido aos agricultores

1 mes atrás 42

Trata-se de uma medida “fundamental”, num contexto de subida dos custos de produção e dos preços das matérias primas, sublinha a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.

O apoio público de 300 milhões de euros aprovado pelo Governo agrada à Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP).

Em comunicado, aquele organismo refere que se trata de um valor anual na ordem de 60 milhões de euros. O apoio fará parte do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) e será referente ao período de 2026 a 2029.

O Governo aprovou o reforço da Contrapartida Pública Nacional do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER). De acordo com a AJAP, a medida é “fundamental”, em face dos “constrangimentos atuais, nomeadamente os custos na produção, os preços das matérias-primas, bem como a cada vez maior exigência na adaptação às alterações climáticas, com custos elevados para os agricultores”, pode ler-se no documento.

Por outro lado, a associação aponta, uma vez mais, para a “necessidade” de o Governo “reverter as Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), atualmente no âmbito de competências das Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).”

Esta última foi uma decisão do executivo anterior, para a qual “nem os agricultores nem as organizações representativas do sector foram ouvidos”, recorda a AJAP.

Ler artigo completo