Ajuda humanitária já deixou porto temporário dos EUA em Gaza

4 meses atrás 100

O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) confirmou que vários camiões com ajuda humanitária já desembarcaram na Faixa de Gaza, utilizando o recém-inaugurado porto temporário construído pelos norte-americanos.

"Hoje, por volta das 9h00 (7h00 em Portugal continental), camiões com ajuda humanitária começaram a desembarcar através de um porto temporário em Gaza", lê-se na mensagem publicada pelo CENTCOM no X (antigo Twitter).

Na mesma nota, os norte-americanos fazem questão de assegurar que nenhum dos seus soldados "desembarcou" no território.

"Este é um esforço contínuo e multinacional para entregar mais ajuda aos civis palestinianos em Gaza, através de um corredor marítimo que é completamente humanitário na sua natureza", diz o CENTCOM.

Em conclusão, os EUA afirmam que este esforço "vai envolver bens de ajuda humanitária doados por vários países e organizações humanitárias".

Today at approximately 9 a.m. (Gaza time), trucks carrying humanitarian assistance began moving ashore via a temporary pier in Gaza. No U.S. troops went ashore in Gaza. This is an ongoing, multinational effort to deliver additional aid to Palestinian civilians in Gaza via a… pic.twitter.com/Gdt9Scgq2y

— U.S. Central Command (@CENTCOM) May 17, 2024

O presidente dos EUA Joe Biden anunciou no início de março a criação desta estrutura temporária, perante os bloqueios de Israel à entrega de ajuda por via terrestre ao território palestiniano sitiado e assolado por uma catástrofe humanitária, noticiou a agência France-Presse (AFP).

O custo da construção do porto deverá ter ficado em torno dos 320 milhões de dólares (297 milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

Leia Também: Concluída construção de cais temporário para ajuda a Gaza

Ler artigo completo